Famílias separadas: políticos americanos denunciam falta de informações
Da correspondente da RFI nos EUA, Anne Corpet
As autoridades locais tentam fazer o que podem para obter as informações necessárias. Cerca de 700 dessas crianças foram enviadas a abrigos no estado de Nova York. É um número aproximativo, pois nem o estado ou as cidades foram informadas a nível federal.
O governador Andrew Cuomo se diz escandalizado com a falta de transparência. “Essas crianças estão muito traumatizadas. Foram colocadas em jaulas, separadas dos pais, jogadas em um avião ou ônibus e enviadas para lugares estranhos. Elas não falam a língua, não sabem onde estão”, fala Cuomo.
O governador interpela o governo federal sobre essas crianças. “Estão em meu estado, é minha responsabilidade tratar da saúde e bem-estar delas, por que não me dizem onde elas estão?”, pergunta Cuomo.
Descaso e falta de transparência
Diante da falta de informações, as autoridades locais tentam encontrar os pais dos menores. O prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, explica que está trabalhando junto aos serviços sociais que cuidam dessas criancas, a fim de contratar advogados para iniciar os processos de reunificação. “O governo federal não faz nada a respeito”, critica.
Segundo o governador de Nova York, a situação é ainda mais complicada porque as autoridades federais impuseram que os abrigos não informassem nada sobre as crianças que acolheram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.