França: polícia evacua imigrantes acampados em universidade de Paris
Cento e noventa e quatro migrantes foram retirados pelos policiais nesta terça-feira (26) da Universidade Paris-8, em Saint Denis, na região parisiense, e levados para um ginásio da capital. A situação deles será examinada individualmente, segundo o governo francês.
De acordo com um comunicado da Secretaria de Segurança Pública, outros 160 ocupantes ilegais foram evacuados. A operação começou por volta das 4h45 e terminou às 9h no horário local. Cerca de 70 estudantes passaram a noite no local ao lado dos imigrantes para demonstrar seu apoio.
Quando a tropa de choque da polícia francesa chegou, os universitários formaram uma corrente humana em volta dos clandestinos. Houve um início de tumulto e os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo para que os imigrantes pudessem subir nos ônibus que os levaram ao ginásio de Raincy, situado no mesmo bairro. A maior parte deles é originária do oeste da África, Sudão e Eritreia.
Os estrangeiros dormiam em um acampamento em Paris até que os militantes de associações de defesa dos imigrantes propuseram um abrigo na universidade, em janeiro. Além deles, estudantes que protestavam contra a reforma do governo de acesso ao ensino superior também se instalaram no local. Outros sem-teto da região também acabaram se mudando para o campus.
Na universidade, foi criada uma verdadeira comunidade: os estrangeiros dormiam, comiam e aprendiam francês. Até mesmo uma assembleia-geral, traduzida em cinco línguas, era organizada semanalmente.
Roubos e violência
Em um comunicado, a reitora da instituição,Annick Allaigre, que no início autorizou a vinda dos imigrantes, disse que o “estabelecimento de um diálogo construtivo com os militantes se tornou impossível”, o que a levou a chamar a polícia para “possibilitar melhores condições aos estudantes em setembro (volta às aulas na França) e uma comunicação pedagógica mais eficaz”. Ela também denunciou o clima de insegurança no campus, com o aumento da violência e dos furtos e roubos. Os danos materiais provocados pela ocupação foram estimados em € 800 mil.
A polícia francesa desmantelou diversos acampamentos de migrantes nas últimas semanas. A última operação aconteceu no dia 4 de junho, quando foram retiradas cerca de mil pessoas de dois grandes acampamentos instalados no 10° e no 18° distrito de Paris, onde os estrangeiros viviam em condições precárias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.