Topo

Theresa May visita Macron em meio às discussões do Brexit

31/07/2018 16h03

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá a primeira-ministra britânica, Theresa May, na próxima sexta-feira (3), informou o Palácio do Eliseu.

A chefe de governo britânica será a primeira liderança estrangeira a ser recebida por Macron no forte de Brégançon, residência oficial onde o presidente e sua mulher, Brigitte, passam as férias de verão, numa península na costa do Mediterrâneo, no sul do país.

Após uma reunião de trabalho, May e seu marido, Philip, serão convidados para um jantar privado com o casal Macron.

As discussões devem girar em torno do Brexit, processo marcado para começar oficialmente em março de 2019. Até o momento, as negociações parecem patinar para a conclusão de um acordo, até meados de outubro, entre a União Europeia e o Reino Unido, a fim de organizar a saída dos ingleses do bloco e estabelecer as bases para o futuro relacionamento de ambos os lados.

Em uma visita à Paris, na segunda-feira, o novo chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, disse estar preocupado com o "verdadeiro risco de um Brexit sem acordo".

Emmanuel Macron foi a Sandhurst, perto de Londres, em meados de janeiro para participar da cúpula franco-britânica, que se concentrou nas questões de migração e na situação em Calais.

A representante de Londres vem se encontrando de forma bilateral com diversos líderes europeus para discutir as condições para o Brexit, paralelamente às negociações com Bruxelas. A primeira-ministra tenta preparar as bases das relações comerciais que substituirão os acordos em vigor com a União Europeia.