Campanha contra urina nas ruas de Paris vira piada na internet
Quem anda pelos bairros mais animados de Paris, onde restaurantes e bares da moda ficam lotados durante a noite, não pode deixar de notar o forte odor de urina que toma conta das ruas. No leste e nordeste da capital francesa, regiões gentrificadas nos últimos anos, é cada vez maior o numero de pessoas que vêem os muros e calçadas parisienses como banheiros a céu aberto.
A mais recente tentativa combater o problema foi um vídeo, em forma de clipe musical, divulgado nas redes sociais pela prefeitura da cidade. Dirigido pela humorista Swann Périssé, o filme, intitulado Pas Pipi dans Paris (“Sem pipi em Paris”), traz três atores vestidos de amarelo, brincando com rolos de papel higiênico ou então sentados no vaso sanitário, elogiando uma cidade sem urina nas ruas. Ao invés de tentar convencer as pessoas de não fazerem suas necessidades nas calçadas, os idealizadores do projeto preferiram agradecer àqueles que não urinam nos cantos da cidade.
No entanto, a iniciativa não contou com a adesão esperada. Mesmo se vivemos em uma época na qual a ironia faz sucesso nas redes sociais, os internautas consideraram o vídeo contraprodutivo, já que balanisa o assunto. Alguns disseram ter vergonha de ver a prefeitura de uma cidade como Paris aderir a esse tipo de humor.
A rede de televisão local BFMTV chegou a declarar que o clipe se tornou a gozação nas redes sociais. “Ainda bem que o ridículo não mata”, disse um internauta, enquanto outro questiona: “Nossos impostos servem para isso?”
Banheiros públicos e mictórios
O vídeo é apenas mais uma iniciativa – talvez desesperada – da prefeitura para tentar resolver o problema. Antes do filme, banheiros públicos de vários tipos foram instalados em diferentes bairros e muitos mictórios foram distribuídos pela cidade. No entanto, apesar dos esforços das autoridades, não é raro ver, durante a madrugada e mesmo durante o dia, pessoas urinando nas calçadas, praticamente ao lado dos banheiros públicos.
Um sistema de fiscalização e multa também foi reforçado. Atualmente, quem for pego fazendo suas necessidades na rua terá que pagar € 68 (mais de R$ 300). Apenas em 2017, mais de 3.500 pessoas foram multadas e esse número não para de crescer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.