PUBLICIDADE
Topo

Trump vai se beneficiar com caso de pacotes suspeitos nos EUA, de acordo com especialista

25/10/2018 12h08

Os Estados Unidos têm acompanhado desde a quarta-feira (24) a série de pacotes suspeitos endereçados a políticos democratas, como o ex-presidente Barack Obama e a ...

RFI: O caso dos pacotes suspeitos pode ter qual consequência para as eleições de meio mandato nos EUA?

Todo mundo imagina que, faltando doze dias para as eleições, veremos consequências. Na realidade, sabemos que, quando acontece um episódio como esse, aquele que “detém as chaves da segurança” vence. Então tudo leva a crer que Donald Trump vai se beneficiar. E ele mesmo parece estar persuadido disso, já que mudou o tom desde ontem [quarta-feira]. Ele se tornou mais “presidencial”, algo que não esperávamos.

Essa mudança de atitude, vista em Wisconsin, foi uma verdadeira surpresa: ele não atacou ninguém, a não ser para criticar as mídias que, segundo ele, se empolgam muito rapidamente e exacerbam os ânimos. Desde ontem à noite, Trump fez de tudo para, efetivamente, ser aquele que vai se beneficiar de tudo o que está acontecendo.

RFI: Você fala de mudança de atitude. Donald Trump tem o objetivo de fazer uso desse evento em sua campanha?

Justamente, é essa a mudança de atitude. Ele não fez uso do evento até agora. Ele não disse quase nada sobre o caso. Ele disse, inclusive, em um dado momento: ‘Vocês viram? Estou me tornando muito bem comportado’, deixando aos democratas a oportunidade ou o desejo de denunciar – o que eles fizeram. Ouvimos Andrew Cuomo, Hillary Clinton... Na verdade, eles estão do lado errado... Todo mundo já entendeu que foi certamente obra de um louco que envia bombas um pouco para todo o canto. Que ele tenha sido movido pelo discurso de Donald Trump, não há dúvida também. Mas é preciso incriminar o presidente? Essa é a questão que os eleitores vão ter em mente quando forem votar.

RFI: Donald Trump pediu aos jornais para que eles acabem com as hostilidades. Para você, podemos esperar ainda mais tensões no seio da sociedade americana?

Sim, acho. Acredito mesmo que podemos esperar um processo contra o presidente e dois anos muito difíceis até as eleições, que serão ainda mais difíceis em 2020. Vimos isso em 2016, 2018 foi ainda pior e 2020 vai ser um horror, certamente, em termos eleitorais, nos EUA.