Topo

Terremoto atinge a Grécia e causa estragos em monumentos históricos

26/10/2018 07h00

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu a costa da Grécia, 35 quilômetros a oeste de Lithakia, uma vila na parte sul da ilha de Zakynthos, no Mar Jônico, informou o Observatório de Atenas. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de 6,8 graus de magnitude.

O tremor aconteceu na quinta-feira por volta das 22h50 GMT (19h50 de Brasília). O epicentro do terremoto ocorreu no mar, a 16,6 quilômetros de profundidade. A rede elétrica foi parcialmente danificada e houve danos a estruturas causados por deslizamentos de terra, segundo a imprensa local. O tremor também causou danos em Pyrgos, cidade do oeste do Peloponeso, na Grécia continental.

Segundo os bombeiros, parte de uma Igreja caiu sobre um veículo, sem deixar vítimas. Uma torre bizantina do século XII, situada em uma pequena ilha próxima à Zakynthos, sofreu importantes danos, revelou a imprensa local. De acordo com o Observatório de Atenas, vários tremores de magnitudes entre 4,9 e 6,4 foram sentidos na ilha de Zante.

Falhas tectônicas

A Grécia, especialmente a parte oeste e o sul do Peloponeso, está localizada em falhas tectônicas importantes, e costuma ser afetada por terremotos, que geralmente não causam vítimas. Em julho de 2017, no entanto, um terremoto de 6,7 graus de magnitude matou duas pessoas na ilha de Kos, no Mar Egeu, no sudeste do país, e provocou importantes danos.

Em setembro de 1986, um terremoto de 6,2 de magnitude, ocorrido em Kalamata, capital de Mesenia, causou 20 mortos e o desabamento de muitas casas. “Trata-se de um tremor de terra sem precedentes nos últimos anos, mas felizmente não há feridos”, disse o prefeito Pavlos Kolototsas.

(Com informações da AFP)