Topo

Estado Islâmico reivindica atentado que matou seis pessoas no Afeganistão

12/11/2018 12h52

Pelo menos seis pessoas morreram em um atentado suicida nesta segunda-feira (12) no centro de Cabul, no Afeganistão, a alguns metros de prédios ministeriais, num cruzamento movimentado ...

Da correspondente da RFI em Cabul, Sonia Ghezali

Quando o kamikaze ativou a bomba que carregava, a explosão ecoou por toda a capital. Os membros dos serviços de segurança que estavam presentes avistaram o suspeito, mas não agiram a tempo para impedir a ação. Perto do local do atentado se encontram vários ministérios, incluindo o das Relações Exteriores do Afeganistão.

Segundo as autoridades, é difícil afirmar qual era o alvo principal da ação terrorista. O movimentado bairro também abriga a escola Istiqlal, onde se ensina o francês, e o Instituto Francês do Afeganistão. Entre as vítimas estão policiais e civis.

Desde a noite de ontem, o centro de Cabul é palco de várias manifestações. Centenas de afegãos da comunidade hazara, minoria xiita do país, marcharam até o palácio presidencial para denunciar a incapacidade do governo de garantir sua segurança. Diversas violências comunitárias ocorrem desde a semana passada, assim como combates entre os talibãs e as forças governamentais.