Eduardo Bolsonaro desembarca em Washington e promete "resgatar a credibilidade do Brasil no exterior"
O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) desembarcou nessa segunda-feira (26) Washington. O filho do presidente eleito Jair Bolsonaro afirma estar na capital norte-americana para levar um "cartão de visita de boas intenções" com o intuito de adubar as relações com a Casa Branca.
O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) desembarcou nessa segunda-feira (26) Washington.Correspondente da RFI em Washington
“A gente veio aqui para dar os primeiros passos para resgatar a credibilidade brasileira. Dizer que o novo governo está disposto a não só fazer comércio, como cooperar em diversas outras áreas e não somente fazer o comércio com aquele viés ideológico, como era feito antigamente”, declarou Eduardo Bolsonaro.
Segundo ele, a ideia é cultivar desde já um bom relacionamento com a Casa Branca e mostrar que o novo presidente brasileiro terá um plano de política internacional mais alinhado com a política internacional de Donald Trump.
“O Brasil tradicionalmente, com os governos do PT, tem enviado dinheiro via BNDES para ditaduras como a cubana e a venezuelana”, apontou o deputado, antes de sinalizar uma mudança de estratégia. “O Brasil pretende se comportar de maneira séria, a fim de somar esforços para que as pessoas possam preservar as suas liberdades dos seus países”, disse.
As declarações foram feitas depois de uma reunião no Departamento de Estado com a secretária-adjunta para o Hemisfério Ocidental, Kim Breier. Eles falaram sobre segurança da região das Américas, investimento e outras possíveis áreas de cooperação, além da crise na Venezuela.
Representante de Washington elogiou decisão sobre médicos cubanos
A representante do Departamento de Estado parece ser simpática ao novo governo brasileiro, pois foi a primeira representante do governo Trump a elogiar a decisão de Jair Bolsonaro em relação ao programa Mais Médicos. “É ótimo ver o presidente eleito Jair Bolsonaro insistir para que médicos cubanos no Brasil recebam seus salários justos, em vez de deixar que Cuba receba a maior parte para os cofres do regime”, disse a secretária-adjunta em rede social.
Eduardo Bolsonaro aproveitou para ressaltar que haverá uma grande mudança na atuação do Brasil no cenário internacional a partir da posse de seu pai, em janeiro. O deputado também lembrou que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, é um exemplo da nova postura nacional em assuntos de âmbito global. “Ele vem nesse sentido”, disse Bolsonaro em referência ao escolhido do presidente eleito para comandar o Itamaraty, que é autor de um blog conhecido por promover uma ideologia de direita e particularmente “antiglobalista”.
A visita de Eduardo Bolsonaro a Washington acontece poucos dias antes do encontro agendado entre o assessor de Segurança Nacional americano, John Bolton, e o presidente eleito brasileiro. Antes de ir para o encontro do G20, em Buenos Aires, na semana que vem, Bolton fará uma parada no Brasil para se reunir com Jair Bolsonaro.
Os assessores de Eduardo Bolsonaro não estão divulgando detalhes da agenda do deputado, mas já está confirmada sua presença, nesta terça-feira, em almoço promovido pelo Brazil-U.S. Business Council, entidade que busca fomentar as relações comerciais entre o Brasil e os EUA. Além disso, o filho do presidente eleito deve passar por Nova York e Miami antes de retornar ao Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.