Topo

Trump pede que Suprema Corte proíba transgêneros nas Forças Armadas

Evan Vucci/AP
Imagem: Evan Vucci/AP

14/12/2018 08h00

A Casa Branca pediu na quinta-feira (13) à Suprema Corte que bloqueie a entrada de transgêneros nas Forças Armadas até que a questão seja resolvida na batalha judicial que opõe o governo Trump à Justiça americana.

Para Trump, o alistamento de transgêneros no serviço militar implica "um risco para a eficiência e a potência letal dos militares”. A posição da Casa Branca é radicalmente distinta da postura adotada pelo governo do ex-presidente Barack Obama, que adotou, em julho de 2017, uma medida que autorizava as Forças Armadas a aceitar recrutas transgêneros.

Batalha judicial

O governo Trump, que nunca foi favorável à medida e alterou a data de julho para 1° de janeiro de 2018, antes de decidir mudar completamente a política. A proibição foi questionada diversas vezes nos tribunais, o que levou a uma atualização da medida, que passou a incorporar novas restrições.

No meio da batalha judicial, a Casa Branca solicitou à Suprema Corte que tome uma decisão sobre o caso e, até seu anúncio, suspenda todas as sentenças tomadas em instâncias inferiores.

Caso contrário, "o mandato permaneceria em vigor durante pelo menos um ano a mais e provavelmente até 2020, um período muito longo para que os militares se vejam obrigados a manter uma política que, segundo seu critério profissional, é contrária aos interesses da nação", argumenta o governo Trump.