Quadro de Delacroix vira grafite com "coletes amarelos" em Paris
Um artista de rua fez um grafite em um muro de Paris no qual reinterpreta o célebre quadro "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix. A nova versão da obra histórica ganhou personagens com "coletes amarelos".
Um artista de rua fez um grafite em um muro de Paris no qual reinterpreta o célebre quadro "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix.O afresco apareceu em um bairro popular do norte da capital francesa e é assinado por PBOY (Pascal Boyart), um artista que se define como autodidata e independente.
No lugar dos insurgentes com fuzis, que participaram da revolução de julho de 1830 do quadro original, foram colocados manifestantes usando coletes amarelos, em alusão ao movimento popular de protesto que agita a França há meses. "Quis retomar o tema da tela, uma das mais conhecidas do mundo, e atualizá-la", explicou.
PBOY é conhecido por pintar obras que denunciam o sistema financeiro. “Pode ser que as finanças sejam a causa das causas por trás destes acontecimentos", denunciou o artista.
O movimento dos "coletes amarelos", que ganhou esse nome em razão dos coletes de sinalização usados por seus participantes, começou como um protesto contra a alto nos preços dos combustíveis. Mas em pouco tempo a mobilização passou a atrair pessoas que contestavam a queda no poder aquisitivo.
Desde meados de novembro o grupo organiza protestos – muitos deles marcados por atos de vandalismo – nos fins de semana nas grandes cidades francesas, além de bloquearem algumas estradas do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.