Adolescente que fugiu da Arábia Saudita consegue asilo no Canadá
A garota saudita que fugiu para a Tailândia e afirma estar em perigo de morte se retornar para sua família, na monarquia árabe, recebeu asilo do Canadá, segundo anunciou nesta sexta-feira (11) à Reuters o chefe da Imigração tailandesa.
A garota saudita que fugiu para a Tailândia e afirma estar em perigo de morte se retornar para sua família, na monarquia árabe, recebeu asilo do Canadá, segundo anunciou nesta sexta-feira (11) à Reuters o chefe da Imigração tailandesa.
Rahaf Mohammed al Qunun, de 18 anos, embarcará nesta sexta à noite a bordo de um voo da Korean Air para Seul, de onde ela deve pegar um avião para o Canadá, disse Surachate Hakpark, chefe da Imigração da Tailândia.
Contactada pela Reuters, a chancelaria canadense disse, no entanto, que era incapaz de confirmar esta informação.
A adolescente saudita se trancou no início desta semana em um quarto de hotel do aeroporto de Bangkok para evitar sua extradição para a Arábia Saudita, onde ela alega que sua família ameaça matá-la.
Ela disse que fugiu de sua família em uma viagem no Kuwait e tomou a direção da Tailândia na esperança de conseguir asilo na Austrália.
Saída das redes sociais
Nesta sexta-feira (11), a adolescente suspendeu sua conta no Twitter, através da qual ela conseguiu sensibilizar um multidão de internautas, de diversos países. Seus amigos dizem que ela recebeu "ameaças de morte".
A fuga de Rahaf Mohammed al-Qunun, de 18 anos, do reino ultraconservador, mobilizou organizações de direitos humanos, quando as autoridades tailandesas inicialmente ameaçaram mandá-la para casa.
Detida a partir de sua chegada em Bangcoc, em rota do Kuwait, a jovem, armada com o seu celular e uma conta no Twitter, abruptamente aberta, se trancou em um quarto de hotel no aeroporto, forçando as autoridades tailandesas a tomarem providências fora do padrão.
A polícia de imigração tailandesa entregou-a então aos representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.