Berlusconi anuncia seu retorno à vida política
O ex-chefe de governo italiano Sílvio Berlusconi, de 82 anos, anunciou nesta quinta-feira (17) que está se lançando de novo na política. O magnata das comunicações vai se apresentar como candidato nas eleições de maio ao parlamento europeu.
O ex-chefe de governo italiano Sílvio Berlusconi, de 82 anos, anunciou nesta quinta-feira (17) que está se lançando de novo na política.“Com minha idade avançada, decidi me engajar pela Europa, onde falta uma visão profunda do futuro”, disse Berlusconi diante de seus partidários durante uma visita pela Sardenha. “Com meus conhecimentos, minha experiência e minha força de persuasão, acredito poder ter um papel importante e fazer com que os cidadãos europeus compreendam que risco corremos ao nos afastarmos dos valores ocidentais”, completou o ex-chefe do governo.
Essa é a primeira vez que Berlusconi disputa um cargo desde sua condenação por fraude fiscal em 2013. Além de perder sua cadeira de senador, o caso o tornou inelegível.
O magnata chegou a participar da campanha pelas eleições parlamentares de março de 2018 na Itália com seu partido de centro-direita, mas não pode ser candidato. No entanto, em maio passado a Justiça suspendeu a proibição, abrindo a porta para seu retorno à vida política.
Candidatuta contra Movimento 5 Estrelas
“Il Cavaliere”, que faz parte do partido Forza Italia, liderou o governo quatro vezes. Ele explicou que seu principal objetivo agora é combater o Movimento 5 Estrelas (M5S), que dirige atualmente o país por meio de uma coalisão formada em maio com a Liga do Norte, de extrema direita. Segundo ele, os membros do M5S são “pessoas sem experiência e incompetentes” e que a aliança entre os dois partidos “não é natural e não vai durar muito tempo”
O multimilionário, que se submeteu a uma cirurgia cardíaca em 2017, continua réu em vários julgamentos, acusado de manipular testemunhas de suas orgias sexuais, que ficaram conhecidas como "bunga-bunga".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.