Em Davos, Bolsonaro promete abrir economia do Brasil e realizar reforma da Previdência
"Estou emocionado, honrado, de me dirigir a esta audiência de prestígio", disse Jair Bolsonaro na abertura de seu breve pronunciamento no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta terça-feira (21). "Esta é a minha primeira viagem internacional, prova da importância que atribuo às pautas de Davos", afirmou o presidente brasileiro, em seu breve discurso de abertura, que durou 6 minutos.
“Estou emocionado, honrado, de me dirigir a esta audiência de prestígio”, disse Jair Bolsonaro na abertura de seu breve pronunciamento no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta terça-feira (21). “Esta é a minha primeira viagem internacional, prova da importância que atribuo às pautas de Davos”, afirmou o presidente brasileiro, em seu breve discurso de abertura, que durou 6 minutos.
“É preciso mostrar para o mundo o momento único que vivemos em nosso país”, disse o Jair Bolsonaro, que retomou em Davos os pontos principais da retórica que defendeu durante toda a campanha presidencial de 2018, no Brasil.
Sem medir elogios à sua equipe, o presidente Jair Bolsonaro apresentou os ministros que o acompanhavam em Davos. “Assumi o Brasil numa profunda crise ética, moral e econômica. (...)Meu ministro Sérgio Moro é o homem certo para garantir o sucesso do combate à corrupção”, sublinhou, citando também os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
“Não queremos uma América bolivariana”, disse, em relação à política regional no continente, quando perguntado pelo apresentador do painel no Fórum Econômico Mundial de Davos. “A esquerda não prevalecerá nesta região”, reforçou, “o que acho muito importante para a região e para o mundo”, completou o presidente brasileiro.
“Somos um dos 40 destinos turísticos mais visitados do mundo. Brasil é um paraíso, mas pouco conhecido”, enfatizou. Interessado em demonstrar o cuidado do Brasil com o Meio Ambiente, o que garante o escoamento de produtos para a Europa, Bolsonaro insistiu: “O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente do mundo. Nenhum outro país do mundo tem as florestas que temos”.
Ele afirmou ainda que o país dedica 9% de seu território à agricultura, que cresce graças “à tecnologia e à rentabilidade dos produtores brasileiros”. “Trabalharemos para a compatibilização da proteção do Meio Ambiente e as práticas agrícolas”, disse. “Os que criticam têm muito que aprender conosco”, concluiu.
Confiança e abertura econômica
Questionado sobre como operar as mudanças necessárias, Bolsonaro não soube dar muitos detalhes, mas insistiu na confiança que possui em sua equipe. “É preciso que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós”, afirmou.
Bolsonaro afirmou que “o Brasil possui uma economia relativamente fechada ao comercio internacional”, mas que “isso vai mudar”. “Até o final do meu mandato, seremos um dos 50 melhores países para se fazer negócio”, disse o presidente brasileiro, que aposta nas reformas da Previdência e fiscal para “garantir a estabilidade”.
O viés ideológico deixará de existir, para integrar o Brasil ao mundo, disse Bolsonaro, numa tentativa de aceno à Organização de Cooperação e Dsenvolvimento Econômico (OCDE) e à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Ele ainda defendeu “a família, a propriedade privada, a vida” e os “verdadeiros Direitos Humanos”. Com o lema “Deus acima de tudo”, ele disse que tem “certeza de que conseguiremos fazer as reformas necessárias para tirar o peso do Estado sobre quem produz e empreende”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.