Netanyahu escolhe princiapl rival de partido para pasta das Relações Exteriores
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyhu, anunciou neste domingo (17) que confiará o Ministério das Relações Exteriores a Israel Katz, seu principal adversário no partido Likud. Katz, atualmente ministro dos Transportes e da Inteligência, é partidário de uma linha dura no conflito com os palestinos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyhu, anunciou neste domingo (17) que confiará o Ministério das Relações Exteriores a Israel Katz, seu principal ..."Com o primeiro-ministro vamos continuar fazendo avançar a política exterior de Israel", declarou Katz. Ele se opõe à criação de um Estado palestino e considera que não existem condições de acabar com o conflito israelo-palestino. Ainda não está claro se Katz, 63 anos, terá de abandonar as outras funções ministeriais que ocupa. Ele descreveu sua escolha para as Relações Exteriores como um momento "emocionante".
A decisão foi tomada depois que uma ONG e uma deputada trabalhista apresentaram duas queixas contra Netanyahu, alegando que ele tem muitas funções ministeriais. O primeiro-ministro acumula, além da chefia do governo, as pastas da Saúde e da Defesa.
Analistas veem a nomeação deste influente membro do Likud para o prestigiado Ministério das Relações Exteriores como uma manobra de Netanyahu para as eleições legislativas, marcadas para 9 de abril. O líder israelense, 69 anos, passou 13 anos no poder, incluindo dez consecutivos desde março de 2009, após um primeiro mandato de 1996 a 1999.
Projetos controversos
Em 2017, Katz propôs um projeto, que acabou sendo abandonado, que teria permitido a anexação por Israel de assentamentos israelenses em torno de Jerusalém e na Cisjordânia ocupada, considerados ilegais pela comunidade internacional. Ele também sugeriu a construção de uma ilha ao largo da Faixa de Gaza para levar eletricidade e água limpa para o enclave palestino, que está sob estrito bloqueio israelense. Katz também é autor de um projeto ferroviário que visa ligar os países do Golfo ao Mediterrâneo via Israel.
O procurador-geral de Israel deve anunciar em breve se deve chamar ou não Netanyahu para uma audiência pré-judicial. O primeiro-ministro é suspeito de irregularidades em vários casos de corrupção que tramitam na Justiça israelense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.