Com imagem internacional abalada, Huawei é símbolo de patriotismo na China
A empresa chinesa Huawei, líder mundial das telecomunicações e segunda maior fabricante de smartphones, está encoberta de escândalos - ela foi acusada de espionagem e de ter violado sanções americanas contra o Irã. No entanto, na China, a imagem da gigante da informática não poderia estar melhor. A Huawei é até motivo de orgulho para os chineses, que mostram seu apreço pela marca numa canção que virou "hit" no país.
A empresa chinesa Huawei, líder mundial das telecomunicações e segunda maior fabricante de smartphones, está encoberta de escândalos – ela foi acusada de ...Simon Leplâtre, correspondente da RFI em Xangai
A música, cantada por um coro infantil, viralizou nas redes sociais chinesas desde a quarta-feira (27). O governo chinês não hesitou em compartilhar o vídeo, se assegurando de que a mensagem de patriotismo fosse bem difundida entre a população.
“Qual é o telefone mais bonito do mundo? Todos dizem que é o Huawei. A bateria dura mais, são mais belos, os chips chineses são os mais preciosos”, diz a letra. O refrão fica na cabeça: “Huawei é bom, Huawei é bonito”.
Orgulho nacional contra imperialismo americano
O serviço de comunicação da empresa logo disse que não era responsável pela criação da obra musical – o que pode ser compreensível tendo em vista as tentativas recentes da Huawei de se distanciar do governo da China. Entretanto, a mente por trás da canção sugere que se trata de uma iniciativa de propaganda oficial: Li Yourong é um célebre compositor do Exército chinês.
Como mostra a canção, a Huawei é grande motivo de orgulho nacional. Isso fica visível nas conversas dos chineses, onde a empresa é apontada como exemplo do sucesso do país. Cada vez que a multinacional ganha mais espaço, o ego nacional aumenta. O conflito econômico com os Estados Unidos e a prisão da filha do fundador e diretora financeira da marca, Meng Wanzhou, se tornaram uma representação da tentativa dos americanos de impedir o crescimento chinês.
Extradição de Meng Wenzhou
O Departamento de Justiça canadense iniciou, nesta sexta-feira (1), o processo de extradição de Meng Wenzhou para os Estados Unidos, onde ela é acusada de violar sanções ao Irã. A decisão, segundo comunicado do órgão, "segue uma revisão minuciosa das provas do caso", consideradas "suficientes" para levar o caso a um juiz de extradição.
Meng deve comparecer aos tribunais em 6 de março, quando a Procuradoria vai apresentar as provas contra ela e "justificativas detalhadas" para sua extradição. Ao fim do processo, o procurador-geral ainda terá a decisão final sobre entregá-la ou não às autoridades americanas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.