Ataque em casa noturna no México deixa pelo menos 15 mortos
Pelo menos 15 homens morreram e quatro ficaram feridos na madrugada deste sábado (9), após um ataque armado a uma boate em Salamanca, no estado mexicano de Guanajuato - informou a Procuradoria local.
Pelo menos 15 homens morreram e quatro ficaram feridos na madrugada deste sábado (9), após um ataque armado a uma boate em Salamanca, no estado mexicano de Guanajuato - informou a Procuradoria local.
"15 homens foram assassinados", disse, por telefone, Juan José Martínez, porta-voz da Procuradoria de Guanajuato, onde atuam poderosos grupos dedicados ao roubo de combustível e contra os quais foi lançada uma forte operação policial e militar.
Os homens abriram fogo ao chegar ao local, La Playa, fugindo em seguida, acrescentou o porta-voz.Três homens e uma mulher foram levados para um hospital da região. Os feridos ainda não foram identificados.
Por Salamanca passa o principal duto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) em Guanajuato, e é uma das zonas onde agem grupos dedicados ao roubo de combustível. Esse crime disparou nos últimos anos, causando perdas de mais de 3 bilhões de dólares.
O ataque aconteceu horas depois de uma visita do presidente Andrés Manuel López Obrador a Guanajuato, onde celebrou um ato público na sexta (8) à tarde.
Roubo de combustível enfrenta incêndios criminosos
Em janeiro, a explosão de um oleoduto no México desafiou a estratégia do governo contra o roubo de combustível. Foram 66 os mortos na explosão de um oleoduto na cidade de Tlahuelilpan, a cerca de 100 km ao norte da Cidade do México. A companhia mexicana de petróleo Pemex atribuiu a tragédia, ocorrida em 18 de janeiro, a mais uma sabotagem de grupos criminosos que vivem da venda clandestina de combustíveis.
O governo fechou vários oleodutos para impedir esses roubos. Mas essa estratégia provocou escassez de combustível em uma dezena de estados do país, incluindo a capital, onde os motoristas passaram a fazer longas filas nos postos de gasolina. O banco mexicano Citibanamex estimou os custos dessa escassez para a economia mexicana em cerca de US$ 2 bilhões, "se as condições voltarem ao normal nos próximos dias".
André Manuel Lopez Obrador, que assumiu o cargo em 1º de dezembro de 2018, pediu aos mexicanos que sejam pacientes com essa situação caótica. Com o incêndio em Tlahuelilpan, várias pessoas culparam a escassez de gasolina pela tragédia.
Segundo as autoridades, os criminosos contam com a cumplicidade de funcionários da Pemex.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.