Topo

Corrupção: Parlamento europeu retira imunidade de Jean-Marie Le Pen

12/03/2019 12h53

O Parlamento europeu suspendeu, nesta terça-feira (12), a imunidade parlamentar do eurodeputado Jean-Marie Le Pen, tradicional líder da extrema direita francesa. A medida foi tomada em resposta à uma investigação sobre emprego fantasma envolvendo o político.

O Parlamento europeu suspendeu, nesta terça-feira (12), a imunidade parlamentar do eurodeputado Jean-Marie Le Pen, tradicional líder da extrema direita francesa.

Os eurodeputados votaram a favor do pedido da Justiça francesa durante uma sessão plenária em Estrasburgo, no nordeste da França. Esta é a quarta vez que o Parlamento Europeu suspende a imunidade de Le Pen.

Eurodeputado desde a década de 1980, o ex-líder da Frente Nacional, uma legenda rebatizada como Agrupamento Nacional, recorreu à sua imunidade parlamentar para não ser alvo de uma acusação de corrupção datando de junho de 2018.

A Justiça está investigando o uso de fundos destinados à contratação de assessores na Eurocâmara e que, na realidade, teriam sido utilizados para pagar funcionários do partido de extrema direita por vários anos. Segundo os investigadores, cerca de € 7 milhões teriam sido usados indevidamente pela legenda de Le Pen.

Questionado sobra decisão desta terça-feira, o ex-líder da extrema direita disse que já esperava pelo resultado. “Não me surpreende, vindo de uma assembleia que se divide entre dois grupos de cumplices: a esquerda socialista e a direita que se diz liberal. Não esperava nem indulgência, nem objetividade dos colegas”, disse Le Pen.

Sua filha Marine Le Pen também é alvo de investigação no mesmo caso.