Topo

Protesto de "coletes amarelos" é marcado por distúrbios violentos em Paris

16/03/2019 08h29

Paris tem um dia tenso, com várias manifestações na capital. Os "coletes amarelos" estão nas ruas no 18° ato de mobilização, no fim de semana em que o movimento completa quatro meses. Ativistas radicais e manifestantes violentos enfrentam as tropas policiais. Lojas, agências bancárias e saques foram registrados na avenida Champs-Elysées. O restaurante do hotel Fouquet's, local frequentado por milionários franceses, foi praticamente destruído.

Paris tem um dia tenso, com várias manifestações na capital.

As autoridades franceses estavam cientes que a mobilização deste sábado (16) contaria com a infiltração de black blocs, ativistas ultraviolentos, inclusive vindos do exterior. Pelo menos 5 mil policiais e seis carros blindados compõem o dispositivo de segurança na capital. Outras ações estão programadas em Bordeaux, Dijon, Caen e Montpellier.

Os incidentes de violência começaram cedo, às 10h30 no horário local (6h30 em Brasília), nas proximidades do Arco do Triunfo. Manifestantes construíram barricadas e atacaram carros da polícia, que reage com bombas de gás lacrimogêneo. Policiais foram atacados com pedras e outros projéteis cortantes. Vários cortejos de "coletes amarelos" não foram declarados, de acordo com autoridades da área de segurança.

Nas redes sociais, um militante histórico do movimento, Eric Drouet, motorista de caminhão, disse durante a semana que era necessário acabar com o "pacifismo" das manifestações. Drouet convidou "coletes amarelos" de todo o país a se reunir na capital e citou o apoio de militantes que poderiam vir da Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Polônia.

O grande debate nacional lançado pelo presidente Macron para encontrar soluções à crise dos "coletes amarelos" terminou oficialmente nesta sexta-feira (15). Mas as propostas feitas por milhares de franceses desde 15 de janeiro estão sendo processadas e o governo só deverá fazer anúncios oficiais nas próximas semanas.

Marcha do Século pelo Clima

Além do 18° ato dos "coletes amarelos", Paris tem outras três manifestações previstas neste sábado.

Em atmosfera bem mais pacífica, 140 ongs promovem a "Marcha do Século pelo Clima", partindo às 12h (8h de Brasília) da praça do Trocadero. Outros 200 eventos para denunciar a inércia dos dirigentes no combate ao aquecimento global estão previstos em todo o país. Os manifestantes cobram do governo respostas à altura dos desafios climáticos e da redução da biodiversidade. Ontem, 160 mil estudantes franceses participaram da greve mundial pelo clima.

A Marcha da Solidariedade, também na capital francesa, denuncia a violência policial e o "racismo de Estado". Por fim, trabalhadores de parques de diversão realizam um protesto por restrições impostas à profissão.