Trump reconhece soberania de Israel sobre as colinas de Golã e irrita Síria
O presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu oficialmente, nesta segunda-feira (25), a soberania de Israel sobre as colinas de Golã, uma área fronteiriça tomada da Síria em 1967. O anúncio, feito durante a visita do premiê israelense Benjamin Netanyahu à Casa Branca, irritou Damasco, que considerou a postura de Washington uma afronta.
O presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu oficialmente, nesta segunda-feira (25), a soberania de Israel sobre as colinas de Golã, uma área fronteiriça tomada da ...A decisão de Trump rompe décadas de consenso internacional. Israel conquistou grande parte das colinas de Golã, 1.200 km2, durante a Guerra dos Seis Dias em 1967 e a anexou em 1981. Mas a comunidade internacional nunca reconheceu a anexação.
"Isso deveria ter sido feito há décadas", declarou o presidente norte-americano. O premiê Benjamin Netanyahu, que estava ao lado de Trump na hora do anúncio na Casa Branca, disse que trata-se de “um reconhecimento histórico”. Segundo o líder israelense, "a proclamação vem no momento em que Golã é mais importante do que nunca para nossa segurança".
A declaração de Trump é interpretada como mais uma demonstração de apoio ao premiê israelense, que tenta se reeleger nesse momento. O reconhecimento de Jerusalém como capital do Estado hebreu em 2017 e a transferência da embaixada norte-americana para a Cidade Santa, em 2018, foram vistas como vitórias diplomáticas de Netanyahu.
Mas a posição do chefe da Casa Branca suscitou reações imediatas da Síria, que nunca aceitou a anexação das colinas por Israel e não apreciou a decisão norte-americana. Segundo o ministério sírio da Relações Exteriores, a postura de Trump “constitui um violento ataque contra a soberania e a integridade territorial da Síria”.
A Rússia, aliada tradicional de Damasco, também reagiu. “Infelizmente, isso pode levar a uma nova onda de tensões na região do Oriente Médio”, declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.