Topo

Bolsonaro chega a Israel e é chamado de "amigo" por Netanyahu

31/03/2019 12h47

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro desembarcou neste domingo (31) em Tel Aviv para uma visita de quatro dias a Israel. O avião do presidente pousou por volta das ?9h45 da manhã (?4h45 da manhã, horário de Brasília).

Daniela Kresch, correspondente da RFI em Tel Aviv

"Eu amo Israel", disse Bolsonaro, em hebraico, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu - que raramente se desloca para o aeroporto para se encontrar com chefes de Estado.

Em 10 anos, Netanyahu faz essa honraria apenas cinco vezes.

Bolsonaro chamou Netanyahu de "irmão" e disse que quer espera levar ensinamentos de Israel para o Brasil.

"Olha o que eles não têm e veja o que eles são. E olha o que nós temos e veja o que não temos. Como poderemos ser iguais a eles? Ter a mesma fé que eles têm", disse Bolsonaro.

O presidente também agradeceu a ajuda israelense em Brumadinho e afirmou que seu governo "está firmemente decidido em fortalecer a parceria Brasil-Israel".

"Meu amigo, estamos fazendo História", disse Netanyahu. "Fico feliz que apenas três meses depois de sua posse, em sua primeira viagem fora do continente americano, você venha a Israel para levar nosso relacionamento a um novo patamar".

Ainda hoje, Bolsonaro assinará acordos de cooperação com Israel e terá um encontro privado com Netanyahu.

Bolsonaro e Netanyahu farão também uma declaração conjunta. À noite, será recebido para um coquetel na residência oficial do primeiro-ministro.