Topo

Trump diz que confia em Kim Jong-Un, apesar de novos testes de armas na Coreia do Norte

26/05/2019 09h52

O presidente americano, Donald Trump, reiterou neste domingo (26) sua confiança no líder norte-coreano, Kim Jong Un, apesar dos recentes testes de armas conduzidos por Pyongyang.

A declaração, no Twitter, foi dada no segundo dia da visita oficial de Trump ao Japão, antes de uma partida de golfe e de uma luta de sumô com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. "A Coreia do Norte lançou algumas armas pequenas, o que incomodou algumas pessoas no meu país e em outros países, mas não a mim", disse Trump. "Eu confio no presidente Kim em manter sua promessa", acrescentou.

O presidente americano estava se referindo aos comentários de seu conselheiro para a segurança nacional, John Bolton, que considerou no sábado que os dois testes de mísseis de curto alcance realizados no início de maio por Pyongyang constituíam, "sem dúvida", uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Uma primeira cúpula histórica entre os dois homens, em junho de 2018 em Singapura, terminou com uma declaração conjunta evocando a "desnuclearização completa da península coreana". Mas a segunda cúpula em Hanói, em fevereiro, foi um fracasso, sem avanços em termos práticos. O assunto provavelmente será discutido na segunda-feira durante a reunião oficial entre Trump e Abe.

Os dois líderes também abordarão a questão do comércio, enquanto os Estados Unidos, a maior economia do mundo, e o Japão, em terceiro lugar, tentam chegar a um acordo bilateral. "Avançamos muito em nossas negociações", mas "o essencial vai esperar" as eleições marcadas para julho no arquipélago japonês, alertou o presidente americano. Desde que chegou em solo japonês no sábado, Donald Trump vem criticando um comércio desequilibrado em benefício do Japão.

Encontro com novo imperador

Antes de se reunir na segunda-feira (27) com o novo imperador, Naruhito, Trump dedicou o domingo ao fortalecimento da relação entre os dois países e a "amizade" entre seus dois líderes. Sob um sol escaldante, Trump e Abe jogaram, sorridentes, uma partida de golfe perto de Tóquio.

Depois seguiram para a final do torneio de sumô de Tóquio, onde Trump entregou solenemente o imponente "Troféu Presidencial", de cerca de 30 kg e 1,4 m de altura, ao vencedor, o japonês Asanoyama. Acompanhado por sua esposa Melania, ele assistiu algumas disputas entre os colossos desta luta milenar depois de fazer sua entrada sob os aplausos do público no enorme recinto de mais de 10.000 lugares, o Ryokoku Kokugikan, colocado sob forte esquema de segurança.

(Com informações da AFP)