Topo

Macron convoca G7 para discutir "crise internacional" causada por incêndios na Amazônia

22/08/2019 16h48

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse na noite de quinta-feira (22) que os incêndios na Amazônia constituem uma "crise internacional" e marcou uma reunião com membros do G7 para "falar sobre essa emergência", na cúpula de Biarritz (sudoeste da França) neste fim de semana.

"Nossa casa queima. Literalmente. A Amazônia, o pulmão do nosso planeta que produz 20% do nosso oxigênio, está em chamas. É uma crise internacional. Membros do G7: vejo vocês em dois dias para falar sobre essa emergência", escreveu o chefe de Estado no Twitter. Nesta mensagem, Macron faz referência particular a uma frase pronunciada em 2002 pelo ex-presidente Jacques Chirac: "A nossa casa queima e estamos olhando para outro lado".

O tuíte de Macron foi postado poucos minutos depois de uma mensagem semelhante do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

"Estou profundamente preocupado com os incêndios na floresta amazônica. Em meio à crise climática global, não podemos permitir mais danos a uma fonte importante de oxigênio e biodiversidade", disse Guterres no Twitter. "A Amazônia deve ser protegida", enfatizou o secretário-geral da ONU.

As imagens dos milhares de focos de incêndio registrados nos últimos dias na Amazônia, e a acusação reiterada pelo presidente Jair Bolsonaro de que eles seriam provocados pelas ONGs, geraram intensa repercussão no exterior. Na França, os canais de TV exibiram ao longo do dia longas reportagens sobre o que consideram uma ameaça maior ao planeta.