Topo

G7 nomeia Macron para negociar questão nuclear com o Irã

25/08/2019 06h27

A cúpula do G7, que acontece em Biarritz, concordou em nomear o presidente francês, Emmanuel Macron, para negociar com o Irã sobre o futuro do seu programa nuclear e "evitar uma escalada dos conflitos na região". O objetivo é impedir "a todo o preço" que Teerã consiga fabricar uma bomba nuclear, segundo o Palácio do Eliseu.

Essa possibilidade se acentuou depois que os Estados Unidos se retiraram do acordo internacional sobre a questão e retomaram as sanções contra o Irã, em 2018. Em reação, Teerã abandona gradativamente os compromissos assumidos no pacto, firmado após duras negociações, em 2015. A França tem tentado salvar o acordo e mantém diálogos frequentes com o presidente iraniano, Hassan Rohani.

Macron ficou encarregado de "lavar uma mensagem" baseado no que foi discutido entre os líderes das sete economias mais industrializadas do planeta, em um jantar na noite de sábado (24), no lançamento das reuniões do G7. O teor dessa mensagem não foi divulgado, nem os pontos que poderiam ser evocados em uma negociação.

"Ainda é cedo" para volta da Rússia

Além da França, também integram o grupo a Alemanha, o Reino Unido, a Itália, os Estados Unidos, o Canadá e o Japão. A cúpula também debate o eventual retorno da Rússia ao G7, do qual foi excluída em 2014, devido à guerra contra a Ucrânia.

O presidente americano, Donald Trump, informou que aconteceram "vivas discussões" sobre o assunto no jantar de sábado. A presidência francesa indicou que o grupo concordou em se se reaproximar da Rússia, mas julga que "ainda é cedo" para aceitar o restabelecimento do G8.

Camaradagem entre Trump e Johnson

Na manhã deste domingo (25), à margem da cúpula, Trump teve a sua primeira reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que assumiu o cargo em julho. Para o americano, Johnson "é o homem certo" para conduzir o Brexit.

Os dois políticos mantêm uma simpatia mútua e Trump voltou a prometer "um grande acordo comercial" com o Reino Unido tão logo o país deixar a União Europeia.

O líder americano indicou ainda que o país está "muito próximo" de fechar um pacto comercial com o Japão. O magnata acrescentou que o clima das discussões na cúpula está "muito bom", apesar do ceticismo da imprensa e de analistas antes da reunião.

Com informações Reuters e AFP