Topo

Ocupação temporária da embaixada da Venezuela em Brasília é destaque na imprensa internacional

13/11/2019 18h56

A ocupação da embaixada da Venezuela em Brasília por partidários do líder opositor venezuelano Juan Guaidó durou mais de treze horas. Mesmo os militantes deixaram a representação diplomática pacificamente, o episódio mostrou as falhas da segurança local e chamou a atenção da imprensa internacional.

Os partidários do líder da oposição venezuelana Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por cerca de cinquenta países, anunciaram no final da tarde desta quarta-feira (13) que iriam deixar o prédio da embaixada de Caracas em Brasília, invadido no início do dia. Segundo a assessoria da embaixadora designada por Guaidó no Brasil, Maria Teresa Belandria, a ocupação contou com o apoio de alguns funcionários da própria embaixada.

A operação exigiu a atuação da Polícia brasileira para evitar distúrbios na entrada da representação diplomática entre simpatizantes de Guaidó e defensores do presidente bolivariano, Nicolás Maduro.

O chanceler Venezuela, Jorge Arreaza, criticou abertamente o governo brasileiro pelo episódio. Ele responsabilizou Brasília pela falha na segurança. "Exigimos respeito pela Convenção de Viena sobre Relações Internacionais", disse o representante de Caracas nas redes sociais.

Durante todo o dia a imprensa mundial acompanhou a ocupação com atenção. Principalmente porque o incidente ocorreu no momento em que Brasília acolhe a reunião de cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), grupo profundamente dividido em torno da questão venezuelana, como lembra o jornal francês Le Figaro. O diário ressaltou em seu site que "o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro apoia ativamente Juan Guaidó", enquanto Moscou e Pequim são os principais aliados de Maduro.

O jornal francês Libération qualificou a situação de "confusão em Brasília", citando declarações do presidente brasileiro e de seu filho, Eduardo Bolsonaro. Já o jornal argentino El Clarín publicou em seu site um vídeo no qual era possível ver policiais protegendo a entrada do prédio. 

O assunto também foi destaque no site das agências de notícias Bloomberg e Reuters, além do jornal Washington Post

The New York Times também acompanhou o episódio, apresentado pelos correspondentes do diário em Brasília e no Rio de Janeiro como um "duelo" pelo controle da embaixada da Venezuela no Brasil.