Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova espécie de dinossauro é encontrada no Equador

Imagem mostra uma das maiores vértebras do titanossauro Yamanasaurus Lojaensis, nova espécie descoberta no Equador - Galo Guaman/INPC/AFP
Imagem mostra uma das maiores vértebras do titanossauro Yamanasaurus Lojaensis, nova espécie descoberta no Equador Imagem: Galo Guaman/INPC/AFP

11/12/2019 14h14

Cientistas encontraram os fósseis de uma nova espécie de titanossauro do período Cretáceo no Equador, anunciou a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL). O dinossauro teria até seis metros de comprimento.

O dinossauro é o primeiro encontrado no Equador. "Uma descoberta fruto do trabalho de investigação, em parceria com especialistas da Argentina", anunciou Juan Pablo Suárez, vice-reitor de pesquisas da UTPL.

A descoberta aconteceu na cidade de Loja, na fronteira com o Peru.

Os arqueólogos encontraram restos de um esqueleto incompleto. Entre os ossos descobertos, há duas vértebras do sacro, uma da cauda e restos dos ossos úmero, rádio e tíbia.

O diretor de pesquisas da UTPL, o equatoriano Galo Guamán, destacou que "seria uma nova espécie". A espécie foi nomeada 'Yamanasaurus lojaensis', em alusão ao local da descoberta.

O estudo o descreve como um exemplar "que era de ossos curtos e grossos, de pequeno porte, de até seis metros de comprimento, e de dois a três metros de altura, robusto e com couraça protetora".

O trabalho com a descoberta foi publicado no último número da revista científica especializada Cretaceous Research.

(Com informações da AFP.)