Topo

Esse conteúdo é antigo

Cento e cinquenta ativistas são detidos em protesto no Salão do Automóvel de Bruxelas

Ativista do Extinction Rebellion mostra as palavras "Shell mata" pintadas em seu corpo no Salão do Automóvel de Bruxelas - François Walschaerts/AFP
Ativista do Extinction Rebellion mostra as palavras "Shell mata" pintadas em seu corpo no Salão do Automóvel de Bruxelas Imagem: François Walschaerts/AFP

18/01/2020 14h25

O grupo ativista climático Extinction Rebellion (XR) organizou uma série de ações hoje para denunciar a poluição e o aquecimento global durante o Salão do Automóvel em Bruxelas.

Cerca de 150 pessoas foram detidas após uma ação em que os ativistas se deitaram no chão para bloquear a passagem no salão, informou a polícia belga.

O grupo pacifista, que faz ações para alertar sobre o aquecimento global, convocou seus seguidores pela internet a participarem de uma atividade neste sábado no que chamou de "Salão das Mentiras".

O objetivo era bloquear a exposição de lançamentos automobilísticos e de difundir mensagens sobre o papel da indústria do automóvel no colapso climático, informou o grupo em um comunicado publicado nas redes sociais.

Ativista - Nicolas Maeterlinck/AFP - Nicolas Maeterlinck/AFP
Ativista ambiental é carregada por policiais durante protesto organizado pelo movimento Extinction Rebellion no Salão do Automóvel em Bruxelas, na Bélgica
Imagem: Nicolas Maeterlinck/AFP

Na entrada principal do salão, o grupo instalou um cartaz pedindo o fim das "emissões de CO2". De acordo com as instruções do movimento, os ativistas dispersaram as ações realizadas por pequenos grupos em vários pontos diferentes da feira. Alguns ativistas acorrentaram-se ao volante de carros em exposição, outros veículos foram etiquetados ou pulverizados com cor de sangue.

No estande da gigante petrolífera Shell, um ativista com o torso nu pintado com tinta cor de sangue expunha sobre o corpo a inscrição "Shell mata", enquanto outros ativistas mascarados distribuíam panfletos aos visitantes.

"Nós o chamamos de 'Salão das Mentiras' porque não acreditamos mais na indústria automotiva para fornecer soluções para esta crise ecológica e climática. Ela já mentiu no passado, continua a mentir e continuará mentindo para nós", disse uma das porta-vozes do XR identificada como Sarah.

Apesar do sucesso das ações, a polícia conseguiu deter alguns dos organizadores do protesto antes mesmo de entrarem ao salão. Segundo os policiais no local, os manifestantes detidos seriam identificados e depois liberados.

(Com informações da AFP)