Topo

Evo Morales anuncia Luis Arce, seu ex-ministro da Economia, candidato à presidência

20/01/2020 06h39

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, refugiado político na Argentina, anunciou aqueles que serão os seus herdeiros políticos a disputarem o governo nas próximas eleições gerais em 3 de maio, quando pretende voltar ao poder, mesmo sem ser candidato.

Marcio Resende, correspondente da RFI em Buenos Aires

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, refugiado político aqui na Argentina, anunciou quem serão seus herdeiros políticos, que vão disputar o governo nas próximas eleições gerais, marcadas para o dia 3 de maio.Os candidatos escolhidos por Evo Morales são Luis Arce para presidente e David Choquehuanca para vice-presidente. Com esses nomes, Morales tenta a coesão de um partido atualmente fraturado.

Luis Arce é o ex-ministro da Economia de Evo Morales. É o responsável pela estabilidade da economia boliviana. Com Arce como candidato a presidente, Evo Morales tenta recuperar o eleitorado perdido de classe média e tenta dar um sinal de pragmatismo ao mercado.

Coesão com movimentos indígenas

Com o candidato a vice-presidente, David Choquehuanca, Evo Morales procura a coesão dos movimentos indígenas e sindicais, origem de Choquehuanca, que foi o seu chanceler. É com essa dupla que o ex-presidente tentará voltar ao poder, mesmo sem ser candidato.

A convenção do seu partido, o Movimento Ao Socialismo, aconteceu em Buenos Aires. A palavra final sobre os escolhidos foi de Evo Morales, quem demonstrou ainda ter o controle sobre do partido, mesmo à distância e mesmo depois da renúncia em 10 de novembro.O impacto do anúncio será medido nas próximas horas e deve sacudir o cenário eleitoral boliviano.