Topo

Macron recebe o venezuelano Juan Guiadó no Palácio do Eliseu

24/01/2020 15h47

O presidente francês Emmanuel Macron recebeu nesta sexta-feira (24) em Paris Juan Guaidó, líder da oposição e presidente encarregado da Venezuela reconhecido por 50 países, informou o Palácio do Eliseu, sede da presidência.

"O presidente da República se reunirá com Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e presidente de transição para iniciar um processo eleitoral", disse um breve comunicado do Eliseu antes da reunião.

A reunião foi realizada a portas fechadas e não houve comunicação posterior.

Guaidó, que está em turnê européia que já o levou a Londres, Bruxelas e Davos esta semana, quer reunir apoio internacional para organizar eleições democráticas e livres na Venezuela e tirar o presidente Nicolás Maduro do poder, que de acordo com a oposição foi reeleito fraudulento em 2018. Guaidó deve viajar para Madri no sábado.

Após seu encontro com Macron, o líder da oposição planejava se reunir com a comunidade venezuelana francesa e jornalistas na Casa da América Latina, em Paris. Os partidários do governo de Maduro também convocaram uma manifestação para mostrar sua rejeição ao político da oposição.

Na quinta-feira, Maduro disse que a "aventura de golpe" desse líder da oposição "fracassou".

Guaidó foi ratificado em 5 de janeiro como chefe do Parlamento venezuelano, posição da qual se proclamou presidente interino da Venezuela um ano antes.

(Com informações da AFP)