Topo

Terremoto de 6,8 graus na Turquia mata pelo menos 14 pessoas

24/01/2020 18h38

Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu o leste da Turquia nesta sexta-feira (24), disseram autoridades, matando pelo menos 14 pessoas de acordo com um relatório intermediário.

A terra tremeu no distrito de Sivrice, na província de Elazig, por volta das 20h55 local, de acordo com a agência governamental para situações de desastre (AFAD). O instituto americano USGS mediu o choque em 6,7.

A AFAD afirmou que, segundo uma avaliação provisória, pelo menos catorze pessoas morreram, oito na província de Elazig e seis na província vizinha de Malaty.

O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse à agência oficial de notícias Anadolu: "Esperamos que não haja outras vítimas". Segundo ele, edifícios desabaram na região.

Moradores em pânico

A televisão turca transmitia imagens de moradores em pânico correndo do lado de fora dos prédios e pelo menos um prédio com teto em chamas.

A AFAD disse que pelo menos 30 tremores secundários do terremoto foram registrados durante o dia de sexta-feira e que mais de 400 equipes de resgate foram despachadas no local.

"Enviamos quatro equipes para a região", disse Recep Salci, da associação turca de busca e resgate AKUT. "Soubemos que os prédios desabaram, estamos nos preparando para enviar outras equipes, se necessário."

"Foi assustador, os móveis caíram sobre nós. Corremos para fora", disse Melahat Can, 47 anos, morador de Elazig. "Vamos passar os próximos dias em uma fazenda fora da cidade".

Zekeriya Gunes, 68 anos, disse que viu um prédio desabar a 200 metros de sua casa, sem poder dizer se era habitado. "Todo mundo foi às ruas, foi muito poderoso, muito assustador", disse ele.

O terremoto foi sentido em várias regiões do leste da Turquia, incluindo Tunceli, disse o canal de TV NTV.

Serviços gratuitos de telefone e internet

As principais empresas de telecomunicações turcas anunciaram nesta sexta-feira que fornecerão aos residentes das áreas afetadas serviços gratuitos de telefone e internet.

A Turquia, localizada em várias linhas de falha, é frequentemente afetada por terremotos.

Em 1999, um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o leste do país, matando mais de 17.000 pessoas, incluindo mil em Istambul.

Em setembro, um terremoto de magnitude 5,7 atingiu a capital econômica do país.

Especialistas estimam que um grande terremoto pode afetar esta cidade de mais de 15 milhões de habitantes a qualquer momento, onde o habitat frequentemente anárquico raramente atinge os padrões resistentes a terremotos.

(Com informações da AFP)