Topo

Reino Unido ultrapassa os mil mortos por Covid-19

28/03/2020 13h36

O saldo da nova pandemia de coronavírus ultrapassou 1.000 mortes no Reino Unido, com 260 novas mortes em um único dia, de acordo com um relatório oficial publicado neste sábado (28), que indica uma clara aceleração da doença no país.

O número de mortos é agora 1.019 mortos e 17.089 casos de pessoas oficialmente infectadas.

Entre os doentes estão o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e seu ministro da Saúde, Matt Hancock, enquanto o ministro responsável pela Escócia, Alister Jack, está isolado há sete dias, mostrando sintomas semelhantes aos de Covid -19 sem ter sido testado. O prícipe Charles também foi diagnosticado positivo. 

Diante do rápido agravamento da epidemia, o Reino Unido está envolvido em uma corrida contra o relógio para abrir milhares de leitos hospitalares. Os britânicos estão confinados em suas casas desde segunda-feira (23) à noite, por um período de pelo menos três semanas.

Confinamento tardio

O Reino Unido foi um dos últimos países da Europa ocidental a anunciar o confinamento obrigatório. O primeiro-ministro britânico, defendia, até segunda-feira (23), uma estratégia conhecida como "imunização do rebanho".

Segundo essa estratégia, entre 60% e 80% da população contrairia o coronavírus e apresentaria sintomas leves, o que desenvolveria uma certa imunidade coletiva, tornando os cidadãos mais resistentes à doença para reduzir o número de infecções no futuro.

Assim, bares e lojas permaneceram abertos, com a ideia de que a população deveria continuar a viver normalmente. As medidas tomadas diziam respeito principalmente aos cidadãos com mais de 70 anos ou com problemas de saúde crônicos.

(Com informações da AFP)