Topo

Holanda: Ladrões aproveitam pandemia para roubar quadro de Van Gogh no dia do aniversário do pintor

30/03/2020 14h34

O quatro "Spring Garden, the Parsonage Garden in Nuenen in Spring", do mestre Vincent Van Gogh, foi roubado na noite de domingo (29) no museu Singer Laren, na Holanda. Os bandidos aproveitaram o fechamento do local por causa da pandemia de coronavírus para levar a obra de arte.

Segundo Evert van Os, um dos diretores do museu, a porta da instituição foi forçada durante a noite. Os agentes de segurança se deram conta do roubo quando o alarme o prédio disparou. Mas ao chegarem na sala onde estava exposta a obra de arte, já era tarde demais.

Como vários outros estabelecimentos públicos do país, o Singer Laren, a cerca de 30 km de Amsterdã, havia sido fechado há duas semanas pelo governo como medida de prevenção para tentar conter a propagação do Covid-19.

 "Estou chocado e irritado com esse roubo", declarou Jan Rudolph de Lorm, outro diretor do museu durante coletiva de imprensa. "A arte está aqui para ser vista, apreciada, inspirar e reconfortar, principalmente em tempos difíceis como agora", lançou.

Essa não é a primeira vez que uma obra do mestre é roubada em seu país natal. Em 2002, dois de seus quadros desapareceram no museu Van Gogh em Amsterdã, mas as peças foram reencontradas na Itália, em 2016.

Quadro é estimado em milhões de euros

A coleção do museu Singer Laren contém 3 mil obras de arte, entre elas algumas peças valiosas de mestres como Piet Mondrian ou Auguste Rodin.

Realizado em 1884, o "Spring Garden" é estimado entre um e seis milhões de euros. Ele havia sido empresado pelo museu de Groningue, no norte do país, para um exposição dedicada à arte holandesa.

"Para mim, trata-se do trabalho de um imitador", afirma Arthur Brand, especialista em obras de mestres da holandeses. Segundo ele, o modus operandi dos ladrões foi o mesmo que o aplicado pelos que levaram os quadros do museu Van Gogh em 2002. Ele também aponta o fato de que apenas o "Spring Garden" foi levado, quando outras obras mais valiosas poderiam ter sido roubadas.  

Mas a escolha do quadro não parece ter sido fruto do acaso. O roubo aconteceu no dia do aniversário de Van Gogh, nascido em 1853.

(Com informações da AFP)