Topo

Para conter pandemia, velórios na Espanha não poderão ter mais de três pessoas

30/03/2020 17h15

Diante da propagação de Covid-19 no país, o governo espanhol tomou nesta segunda-feira (30) mais uma medida restritiva. A partir de agora e até o controle da pandemia de coronavírus, todas as cerimônias fúnebres estarão proibidas e apenas três pessoas serão autorizadas a presenciar os enterros.

"Será adiada a celebração de cultos religiosos ou cerimônias fúnebres civis até a finalização do estado de alarme", informou um decreto publicado nesta segunda no Boletim Oficial do Estado (BOE). Os velórios também estão proibidos e os enterros ou cremações serão permitidos com, um máximo, três pessoas em volta do caixão. Além disso, essa "deverão respeitar entre si a distância de um a dois metros", diz o texto.

A Espanha é o segundo país do mundo com mais vítimas fatais, depois da Itália. No último balanço divulgado nesta segunda, a Covid-19 tinha matado 7.340 pessoas.

Os espanhóis seguem os passos da Itália, outro país com forte tradição católica, onde as vítimas da pandemia não têm direito a um funeral convencional, proibidos assim como as demais reuniões. Um velório chegou a ser interrompido em uma cidade italiano e pessoas foram presas por não respeitarem as regras. As mesmas restrições também foram impostas na França.

Com um dos confinamentos mais estritos em vigor na Europa, o governo espanhol reforçou ainda mais as medidas nesta segunda-feira, paralisando todas as atividades econômicas "não essenciais", como há tinha decretado Roma há uma semana.

(Com informações da AFP)