Topo

Sintomas na pele: dermatologistas alertam para lesões associadas à Covid-19

08/04/2020 15h24

Dermatologistas franceses alertaram a população e os profissionais de saúde sobre o que consideram "manifestações cutâneas" da doença Covid-19, em particular o que chamam de pseudo-congelamento, com eritrema ou vermelhidão persistente, enquanto outros pediram, nesta quarta-feira (8), "vigilância" e "cautela" nesse ponto.

Em um comunicado à imprensa, o Sindicato Nacional de Dermatologistas-Venereologistas (SNDV) explica que organizou um "grupo WhatsApp de mais de 400 dermatologistas (liberais e hospitalares)" que "destacavam lesões de pele associadas ou não a sinais de Covid ".

"São acrossíndromes (aparecimento de pseudo-congelamento das extremidades, sobretudo as inferiores), aparecimento repentino de vermelhidão persistente, às vezes dolorosa, e lesões de urticária temporária", detalha o SNDV, que considera "importante para pacientes com problemas" deste tipo para consultar um dermatologista ", à distância ou não.

"A análise dos muitos casos relatados ao SNDV mostra que essas manifestações podem estar associadas" ao coronavírus, dizem os dermatologistas.

"Estamos alertando a população e os profissionais de saúde para detectar esses pacientes potencialmente contagiosos o mais rápido possível (sem necessariamente ter sinais respiratórios)", concluem.

Documentação insuficiente

A Sociedade Francesa de Dermatologia (SFD) pediu "vigilância, mas também cautela" e "o inventário e a documentação precisa dos casos observados na França" "antes de concluir uma possível associação e indicar um curso de ação ".

A associação lançou uma "chamada para casos" no final de março, após "alguns casos de manchas vermelhas (eritema) nos rostos de pacientes infectados com Covid-19".

"Embora o eritema da face pareça muito raro, fomos informados com bastante rapidez, lesões semelhantes a pseudo-congelamentos, especialmente nos dedos dos pés", continua a SFD.

"O número de casos parece significativo e a ocorrência incomum nesta temporada, mas deve-se notar que muito poucas dessas observações foram bem documentadas com um teste Covid, e a maioria ocorre em pacientes sem sinais associados", afirmou a associação. 

Lesões cutâneas ocorreriam na fase final da doença

"Entre os raros casos documentados, parece que eles ocorrem bastante tarde na infecção", observa a SFD. "Até o momento, ainda não temos evidências para confirmar que é um sinal precoce da Covid-19 que possa levar a suspeitar fortemente do diagnóstico (como pode ser a anosmia ou perda de olfato) e conduzir ao isolamento do paciente ".

A associação convida a "estar atento a esses sinais de pele e olhar no contexto de outros sinais clínicos", mas também a "permanecer cauteloso, porque qualquer sensação de pés 'congelados' não é necessariamente um sinal de Covid-19".

Na noite de terça-feira (7), o diretor geral de saúde, Jérôme Salomon, foi evasivo sobre esse assunto.

"Não é do meu conhecimento", ele respondeu à pergunta sobre se alguém poderia considerar certos problemas dermatológicos, como urticária, como novos sinais da doença. "Nós aprendemos todos os dias sobre esse vírus e alguns descrevem formas que não eram conhecidas. Mas neste aspecto dermatológico eu não vi nenhuma publicação", disse ele.

(Com informações da AFP)