Topo

Astronautas da Nasa chegam à ISS, e cápsula SpaceX é aprovada na primeira parte do teste

31/05/2020 12h41

A cápsula espacial SpaceX com dois astronautas norte-americanos chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) às 11h16 (horário de Brasília) deste domingo (31). A chegada dos astronautas marca o sucesso da primeira parte desta viagem, que inicia uma nova era da conquista espacial por empresas comerciais.

A estação espacial sobrevoava o norte da China quando a cápsula Crew Dragon chegou a seu destino e se acoplou à ISS. A cena é histórica, foi a primeira vez que uma espaçonave feita por uma empresa privada leva astronautas para o espaço.

Bob Behnken e Douglas Hurley, dois veteranos astronautas da Nasa, partiram na tarde do sábado (30) do Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento do foguete Falcon 9, sob os olhos do presidente Donald Trump, foi o primeiro voo tripulado a sair dos Estados Unidos em nove anos.

Desde 2011, os EUA dependiam das espaçonaves russas Soyuz para levarem seus astronautas ao espaço. O sucesso da parceria com a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, deve inaugurar uma nova era de voos espaciais com participação privada.

Missão apenas começou

Após um voo de quase 19 horas, a cápsula Crew Dragon chegou à estação espacial e, por volta das 11h20, os astronautas deram início aos procedimentos de acoplagem e despressurização da nave espacial.

Após a manobra, de cerca de duas horas, Bob e Douglas poderão finalmente entrar na ISS, onde serão recebidos pelo colega norte-americano Chris Cassidy e pelos cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner.

A missão de Bob e Douglas na ISS deve durar até agosto, quando a cápsula da SpaceX passará pelo último teste, ao voltar para a Terra.

Musk faz piada com russos

No sábado (30), o proprietário da SpaceX, Elon Musk, disse durante uma entrevista sobre o sucesso do lançamento de seu foguete que o "trampolim funciona". "É uma piada entre nós", adicionou, ao lado do chefe da Nasa, Jim Bridenstine.

O bilionário fazia referência a uma provocação feita pelo chefe da agência espacial russa em 2014. Durante um período de tensão em que a Rússia ameaçava interromper a cooperação espacial com os EUA,  Dmitri Rogozine afirmou que os norte-americanos poderiam precisar de "um trampolim" para chegar à ISS.

A provocação gerou uma grande repercussão nas redes sociais, a ponto do porta-voz da agência russa se pronunciar: "Não compreendemos realmente a histeria gerada pelo lançamento bem-sucedido da cápsula Crew Dragon", publicou Vladimir Oustimenko, "O que deveria ter acontecido há muito tempo aconteceu".