Topo

Alemanha anuncia fim do confinamento em região que virou foco da Covid-19

29/06/2020 13h41

A Alemanha anunciou nesta segunda-feira (29) o fim do confinamento no cantão de Warendorf, no oeste do país. O governo adotou as medidas de restrição de circulação no dia 23 de junho, depois do aparecimento de vários casos da Covid-19 ligados a um foco descoberto em um abatedouro. 

O dirigente da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, confirmou durante uma coletiva de imprensa que as medidas não serão prorrogadas e acabam nesta terça-feira (30).

O confinamento regional afetou 280.000 pessoas. Por outro lado, a região vizinha, Gütersloh, onde vivem 360.000 pessoas, ficará confinada até o dia 7 de julho por "precaução." Laschet, que pode suceder Angela Merkel e disputa a presidência de seu partido, a CDU (União Cristã-Democrata), assegurou  que a contaminação na região estava sob controle.

O novo confinamento foi adotado para tentar controlar a propagação do vírus, que contaminou mais de 1.550 pessoas. A maioria delas trabalhava no abatedouro da empresa Tonnies, o maior da Europa. A Alemanha, que adotou uma política massiva de testes para detectar focos do coronavírus, foi um dos primeiros países europeus a relaxar o confinamento, no início de maio. 

Áustria exigiu teste negativo de turistas alemães

Segundo Armin Laschet, poucas pessoas que não trabalhavam no abatedouro foram infectadas em Gütersloh e nenhuma em Warendorf, o que confirma a hipótese de que a disseminação do coronavírus ocorre principalmente em locais fechados com muitas pessoas próximas.

O confinamento parcial das regiões preocupou a Áustria, onde muitos alemães passam as férias. O país anunciou que obrigaria os habitantes de Gütersloh a apresentar um teste negativo para a Covid-19 para entrar no território. Até agora, o vírus atingiu 193.761 pessoas na Alemanha e provocou a morte 8.961, segundo o instituto Robert Koch. Pelo menos 262 novas contaminações foram registradas nas últimas 24 horas.