Topo

OMS enviará missão à China para investigar origem do coronavírus

29/06/2020 15h41

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve enviar em breve uma equipe à China para determinar a origem do novo coronavírus. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A missão foi confirmada pelo representante da OMS durante uma coletiva de imprensa. Segundo Ghebreyesus ,"nós poderemos combater melhor esse vírus quando soubermos tudo a respeito dele, inclusive como começou. Enviaremos uma equipe na semana que vem para a China", declarou. "Esperamos dessa maneira entender como tudo começou e o que podemos fazer no futuro para nos prepararmos a uma outra situação como essa", disse.

Tedros não especificou a composição da equipe ou em que consistirá a missão. Os cientistas acreditam que o coronavírus, que já matou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo e infectou mais de 10 milhões, passou de um animal para o homem e surgiu na China no final do ano passado, possivelmente no mercado da cidade de Wuhan, que vendia animais selvagens como alimento.

Sucesso da vacina ainda não é garantido

O diretor-executivo da OMS, Mike Ryan, encarregado da gestão de situações de emergência sanitária, elogiou os progressos realizados na busca por uma vacina contra a Covid-19. Ele lembrou, entretanto, que seu sucesso não é garantido. Hoje a Organização lembrou que a pandemia estava "longe de ter acabado" e está se acelerando, por isso é necessário que o mundo se una para obter uma vacina. 

"Amanhã, seis meses terão se passado desde que recebemos os primeiros relatórios sobre casos de pneumonia de origem desconhecida na China. Queremos que tudo isso acabe, mas a triste realidade é que tudo isso não vai acabar tão cedo", declarou Ghebreyesus.