Topo

Alemanha classifica como "inaceitável" manifestação com milhares sem máscara ou distância social

03/08/2020 13h54

O governo alemão criticou nesta segunda-feira (3) o que chamou de comportamentos "inaceitáveis" registrados no sábado (1°) durante uma manifestação em Berlim contra as restrições adotadas para controlar a pandemia de coronavírus no país.

"Manifestações pacíficas são importantes, mas as imagens que vimos no fim de semana são inaceitáveis e o comportamento de muitos manifestantes não era justificável", afirmou a porta-voz do governo, Ulrike Demmer, citando "grandes violações" das regras de higiene, como o uso de máscaras ou a distância de 1.5 metro entre as pessoas.

Quase 20 mil pessoas se reuniram nas ruas de Berlim no sábado. O slogan da manifestação era "O fim da pandemia - Dia da liberdade", uma referência ao filme homônimo "Dia da Liberdade", produto de propaganda da cineasta nazista Leni Riefenstahl sobre o congresso do partido de Hitler, em 1935.

De acordo com Demmer, os participantes abusaram "do bem precioso que é a liberdade de manifestação".

Com uma população de 83 milhões de habitantes e 9.200 mortes por Covid-19, a Alemanha é um dos países europeus em que a pandemia teve menor impacto, mas as autoridades temem uma segunda onda de contágios ante o aumento recente de casos.

Em declaração pública na última semana, o ministro da Economia da Alemanha, Peter Altmaier, pediu sanções mais duras por violações às regras de isolamento social e pediu ações firmes em casos de "má conduta irresponsável", por parte da população.

(Com AFP)