Topo

Líbano : explosões deixam mortos e feridos em Beirute

04/08/2020 15h09

Pelo menos duas fortes explosões sucessivas sacudiram, nesta terça-feira (4), a região portuária da capital libanesa, Beirute, fazendo mortos e feridos. A origem das deflagrações, que cobriram a cidade de fumaça, ainda não foram identificadas. Uma reunião de urgência foi convocada pelo governo, que decretou um dia de luto nacional no país.

A primeira explosão foi registrada logo após as 18h pelo horário local e foram ouvidas em vários bairros da cidade. Janelas e vitrines de muitos prédios e lojas quebraram nos arredores.

A força da deflagração provocou uma onda gigante nos arredores do porto. Segundo testemunhas, as explosões foram ouvidas até a cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa.

Georges Kettaneh, presidente da Cruz Vermelha Libanesa, se referiu a "centenas de feridos" em um comunicado na televisão libanesa LBC. "Estamos sobrecarregados pelos telefonemas", disse ele.

A área portuária foi isolada pelas forças de segurança, que só permitem a passagem de agentes da defesa civil, o balé de ambulâncias com suas sirenes e caminhões de bombeiros. A mídia local transmitiu imagens de pessoas presas em escombros, algumas cobertas de sangue.

Segundo informações preliminares da imprensa local, as explosões resultaram de um incidente no porto de Beirute perto de hangares que estocam materiais explosivos. Mas as circunstâncias e os detalhes do incidente permanecem desconhecidos.