Topo

Covid-19: Reino Unido impõe quarentena para viajantes vindos da França e Paris contra-ataca

14/08/2020 07h20

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de Covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados durante 14 dias. Caso desrespeitem a decisão, poderão ter que pagar uma multa. Paris anunciou reciprocidade à medida, que entra em vigor na madrugada deste sábado (15).

O anúncio foi feito pelo ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, na noite de quinta-feira (13). O principado de Mônaco, as ilhas de Turks e Caicos e Aruba também fazem parte da lista.

"Nós fizemos tantos esforços para abaixar os níveis (de transmissão da Covid-19) que a última coisa que queremos agora é que pessoas entrem no território trazendo o vírus", declarou o ministro britânico. "Quando vemos países ultrapassando um certo limite de contaminação, não temos outra escolha, senão agir". Quem desrespeitar a quarentena está sujeito a uma multa de £ 3.200 (mais de R$ 22 mil).  

A medida não chega a ser uma surpresa, já que a imprensa do Reino Unido especulava há dias sobre essa hipótese. Mas a confirmação da decisão não agradou as autoridades francesas.

Logo após o anúncio, o secretário francês para Assuntos Europeus, Clément Baune, afirmou no Twitter que a França "lamenta [a decisão], que resultará em uma medida de reciprocidade, à espera do retorno à normalidade o quanto antes".

Turismo afetado em ambos os lados

Com isso, o governo francês corre o risco de perder boa parte dos turistas britânicos nessa alta temporada de férias, já prejudicada pela pandemia. A França é o segundo destino preferido dos viajantes do Reino Unido, atrás apenas da Espanha. No ano passado, mais de 10 milhões de britânicos passearam pelo território francês.  

Do lado oposto, cerca de 3,5 milhões de visitantes oriundos da França visitam o Reino Unido por ano. Apenas os norte-americanos são mais numerosos.

A medida também pode fazer com que milhares de britânicos que já estão em férias na França voltem às pressas para evitar a quarentena. Temendo a multidão nesta sexta-feira (14) nos portões de embarque do Eurostar, o trem que faz o trajeto entre Paris e Londres sob o Canal da Mancha, a empresa Eurotunnel já avisou que apenas os passageiros com reservas confirmadas poderão embarcar.  

Segundo as autoridades do Reino Unido, 160 mil turistas britânicos estão atualmente na França. Além disso, mais de 300 mil franceses vivem nas terras da rainha e muitos estão passando as férias de verão atualmente na França. "As pessoas que viajaram esse ano sabiam que havia um risco importante e partiram conscientes da situação", disse Grant Shapps.

Londres havia imposto em junho um período de quarentena para todos que entravam em seu território, independentemente do país de origem. A medida foi revista e restrita aos viajantes vindos da Espanha.

Com cerca de 41.000 mortos, o Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortes causadas pela pandemia. A França registrou mais de 2.600 novos casos nas últimas 24 horas.