Topo

Torre Eiffel é esvaziada após falsa ameaça de bomba

23/09/2020 11h11

A Torre Eiffel foi esvaziada rapidamente nesta quarta-feira (23) após uma falsa ameaça de bomba. "Um homem ligou, gritou 'Allah Akbar' e disse que iria explodir tudo", disse uma fonte da polícia de Paris.

Segundo a empresa que administra o monumento, a Torre Eiffel ficou fechada durante duas horas, depois de ser esvaziada às 12h15 (7h15 pelo horário de Brasília). A decisão foi tomada após a polícia de Paris receber uma ligação anônima alertando para uma bomba no local.

Rapidamente, o monumento foi isolado. A polícia revistou algumas pessoas e fez verificações na torre e arredores. Logo depois, anunciou ter encerrado as operações. "Nenhum elemento suspeito foi descoberto", reiterou.

Às 14h15 de Paris (9h15 de Brasília), o alerta foi derrubado e a Torre Eiffel foi reaberta normalmente a visitações. 

Torre Eiffel reabriu em junho

Depois de mais de três meses fechada pela pandemia de coronavírus, o monumento reabriu suas portas para os visitantes em 25 de junho, com medidas rígidas de segurança sanitária.

A Torre Eiffel, uma estrutura de 7,3 toneladas de ferro idealizada pelo arquiteto Gustave Eiffel, foi inaugurada em 1889, para a Exposição Universal daquele ano. O monumento acolhe cerca de 7 milhões de visitantes por ano. 

As intervenções mais recentes na "Dama de Ferro" foram o fechamento do pátio interno por medida de segurança contra o terrorismo e, no primeiro andar, a instalação de um piso de vidro a 56 metros de altura.