Topo

Sérvia desenterra vala comum de vítimas albanesas do massacre de Kosovo

04/12/2020 14h21

Os restos mortais do que poderiam ser os corpos de cerca de 15 albaneses assassinados durante a guerra de Kosovo (1998-1999) foram encontrados no lado sérvio da fronteira, segundo informações de um membro do governo nesta sexta-feira (4).

Mais de duas décadas após o fim do conflito, a busca das vítimas continua a ser um grande obstáculo à normalização das relações entre os dois países que pretendem integrar a União Europeia.

Os investigadores descobriram a vala comum em uma mina a céu aberto isolada em Kizevak, no sul da Sérvia, usando imagens de satélite. De acordo com suas descobertas, pode haver até 17 corpos, segundo Veljko Odalovic, chefe da Comissão Sérvia para Pessoas Desaparecidas, disse a repórteres.

A identificação dos responsáveis ??por essas mortes deve ser uma prioridade, disse Ibrahim Makolli, representante Kosovar de pessoas desaparecidas. "Eles devem receber a punição que merecem", acrescentou.

Registros revelam que a guerra em Kosovo custou mais de 13.000 vidas, a maioria delas de etnia albanesa. A luta terminou em 1999 com ataques aéreos da OTAN que forçaram as forças sérvias a se retirarem. Kosovo proclamou sua independência em 2008.

O diálogo entre Belgrado e Pristina, que se comprometeu em 2013 a tentar resolver suas diferenças sob a égide dos Vinte e Sete, foi interrompido em novembro de 2018 antes de ser retomado em julho.

Com informações da AFP