Topo

Reino Unido registra mais de 1.600 mortos por Covid-19 em apenas um dia

19/01/2021 16h17

As autoridades britânicas registraram mais um trágico recorde nesta terça-feira (19): 1.610 óbitos por coronavírus. Segundo um novo balanço, no último mês de dezembro, uma em cada oito pessoas na Inglaterra contraiu o coronavírus.

Nas útimas 24 horas, o número de casos positivos foi de 33.355, elevando o saldo de contaminados a 3.466.849 desde o começo da pandemia. Submetido a um terceiro lockdown desde o início deste mês, o Reino Unido enfrenta uma terceira onda de infecções atribuídas a uma variante muito mais transmissível

Na esperança de poder relaxar progressivamente as restrições, o governo britânico lançou um ambicioso programa de vacinação, dando a largada às imunizações na Europa, logo após ter aprovado a vacina da Pfizer/BioNTech, em 2 dezembro. O governo tem o objetivo de aplicar o produto em 15 milhões de pessoas até a metade de fevereiro, entre profissionais da área da saúde e cidadãos com mais de 70 anos. 

Segundo o Ministério britânico da Saúde, mais de 4,26 milhões de pessoas já receberam uma primeira dose dos imunizantes da Pfizer/BioNTech ou da AstraZeneca/Oxford, aprovada no país em 30 de dezembro. O saldo de indivíduos que já receberam as duas doses necessárias é de mais de 456 mil. 

No entanto, diante do aumento de casos e mortes, os governos das quatro nações que compõem o Reino Unido devem insistir na aplicação de medidas para conter o vírus. Na Escócia, embora as restrições "estejam começando mostrar resultados", o lockdown inicialmente planejado até o final de janeiro vai continuar "pelo menos até meados de fevereiro", anunciou a primeira-ministra Nicola Sturgeon nesta terça-feira. Na Inglaterra, a mais populosa das quatro nações, com 56 milhões de habitantes, o bloqueio deve vigorar até 31 de março, mas o governo de Boris Johnson planeja uma revisão em meados de fevereiro.

Aumento de contaminações 

De acordo com um balanço divulgado nesta terça-feira pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, sigla em inglês), uma em cada oito pessoas na Inglaterra contraiu o coronavírus em dezembro, um aumento acentuado em relação ao mês anterior (1 em cada 11). No mesmo período, uma em cada 10 pessoas no País de Gales, uma em 13 na Irlanda do Norte e uma em 11 na Escócia contraíram o vírus.

O ONS se baseou em testes de anticorpos realizados de forma aleatória na população, permitindo a identificação de pessoas assintomáticas.

De acordo com o estudo, a mortalidade geral na primeira semana de janeiro foi 45,8% maior que a média dos últimos cinco anos. A agência alertou, no entanto, que os dados podem ter sofrido distorções por atrasos nos registros de mortes durante as festas de final de ano.

Londres, particularmente afetada pela última onda, teve um aumento de quase 85% nas mortes em relação à média registrada na mesma semana nos últimos cinco anos.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, que contraiu o vírus no ano passado, anunciou no Twitter nesta terça-feira que cumpriria um período de quarentena até domingo (24), após um contato com uma pessoa infectada.

(Com informações da AFP)