Topo

Joe Biden é o novo presidente americano e promete unir "todos os americanos"

20/01/2021 14h26

O 46? presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu o cargo na manhã desta quarta-feira (20). O democrata prestou juramento diante do Capitólio e prometeu unir os americanos, combater o ódio e o "terrorismo doméstico".

Enviada especial aos Estados Unidos

"Nós devemos fazer tudo contra os extremistas internos, restaurar a segurança da América. Precisamos unir a nação e convido a cada americano a se juntar a mim nesta causa", declarou Biden, em uma manhã ensolarada em Washington. "Eu serei o presidente de todos os americanos. Todos. Eu prometo que vou lutar tão duro pelos que não votaram em mim quanto pelos que votaram", disse o democrata, em uma cerimônia que, pela primeira vez, aconteceu sem a presença do público ao longo do National Mall.

A decisão, histórica, foi tomada para evitar aglomerações no contexto da pandemia de coronavírus e garantir a segurança da posse, depois que militantes trumpistas invadiram o Congresso, em 6 de janeiro.

"A minha alma inteira está nisso, fazer a America estar junta. Estou genuinamente comprometido nesta causa", frisou Biden. "Nós vamos passar por isso juntos. Juntos", reiterou o presidente, em relação ao combate à Covid-19.

"Liderar pelo exemplo" no plano internacional

O discurso do novo presidente foi marcado por um minuto de silêncio em homenagem às 400 mil vítimas fatais da Covid-19. O novo chefe da Casa Branca alertou para a chegada do que qualificou como "a fase mais mortal do vírus".

"Como a bíblia nos diz, devemos resistir durante toda a noite, mas com o amanhecer, vem a alegria", disse. "Fiz juramento hoje diante de vocês e de Deus. Prometo que sempre defenderei a Constituição e a América. Darei a vocês o melhor de mim. Juntos escreveremos a história americana."

No plano internacional, o democrata prometeu "reparar as nossas alianças e nos comprometer com o mundo de novo". "Nós vamos liderar, não meramente pelo exemplo do nosso poder, mas pelo poder do nosso exemplo. Nós seremos um forte e confiável parceiro para a paz, o progresso e a segurança" sublinhou o novo presidente.