Topo

Índia: incêndio em maior laboratório de vacinas do mundo deixa cinco mortos

21/01/2021 11h45

Cinco pessoas morreram em um incêndio que destruiu, nesta quinta-feira (21), um prédio do Serum Institute of India, maior centro de produção de vacinas do mundo, no oeste da Índia. "Cinco pessoas morreram", afirmou o prefeito da cidade de Pune, Murlidhar Mohol, a repórteres após o incidente.

As equipes de resgate encontraram cinco corpos no prédio em construção depois que o incêndio foi controlado, informou a imprensa local. Mas a empresa enfatiza que sua produção de vacinas para conter a pandemia do coronavírus não foi afetada. "Estamos profundamente tristes e apresentamos nossas mais profundas condolências aos familiares dos que partiram", tuitou Adar Poonawalla, CEO da empresa, sem fornecer mais detalhes.

As redes de televisão locais mostraram uma imensa nuvem de fumaça cinza saindo das janelas do prédio, imagens que foram rapidamente compartilhadas nas redes sociais.

O Serum Institute of India, com sede na cidade de Pune, um dos maiores produtores privados de vacinas do mundo, tem uma produção de um bilhão de doses por ano. O laboratório produz uma das duas vacinas contra a Covid-19 aprovadas pelas autoridades indianas, a desenvolvida em parceria pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

A Índia é o segundo país mais afetado pelo coronavírus, depois dos Estados Unidos, e iniciou no sábado (16) uma imensa campanha de vacinação para imunizar 300 milhões de pessoas até julho. Trata-se de uma campanha que representa um grande desafio para a Índia e seus mais de 1,3 milhão de habitantes.

Com informações da AFP