Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com covid-19

Arquivo - López Obrador garantiu que seus sintomas de covid-19 são leves e que se sente otimista - Hector Vivas/Getty Images
Arquivo - López Obrador garantiu que seus sintomas de covid-19 são leves e que se sente otimista Imagem: Hector Vivas/Getty Images

25/01/2021 07h11

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela covid-19. Ele informou ontem que testou positivo para o novo coronavírus, mas passa bem.

López Obrador garantiu que seus sintomas são leves e que se sente otimista. "Lamento informar que fui infectado pela Covid-19. Os sintomas são leves, mas já estou sob tratamento médico", relatou em uma breve mensagem em sua conta oficial no Facebook.

O presidente mexicano, que manteve uma agenda quase normal durante toda a pandemia, realizando a maior parte de suas atividades, nomeou a secretária do Interior, Olga Sánchez, para substituí-lo nesta semana nas tradicionais entrevistas coletivas à imprensa que concede de segunda a sexta-feira, sempre às 7h da manhã pelo horário local, 10h em Brasília.

Ele irá trabalhar à distância. "Acompanharei os assuntos públicos do Palácio Nacional. Por exemplo, amanhã participarei de uma ligação com o presidente Vladimir Putin", acrescentou a mensagem. O líder mexicano de esquerda compareceu a três atividades públicas nos últimos dias, a última delas na manhã de sexta-feira (22) no estado de San Luis Potosí, no norte do México.

Cardíaco e hipertenso

López Obrador, conhecido pelas iniciais AMLO, teve problemas cardíacos que o obrigaram a ser internado em um hospital privado em 2013. Além disso, ele sofre de hipertensão. AMLO chegou ao poder em dezembro de 2018.

Apesar disso, ele não usa máscara em lugares públicos e só foi visto usando a proteção em viagens de avião. O presidente mexicano não é o primeiro e provavelmente não será o último líder mundial a contrair a covid-19. Antes dele, também foram contaminados agora ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido), o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente francês Emmanuel Macron.

O México é um dos países mais atingidos pela pandemia. A covid-19 já matou mais de 146.000 pessoas no país. Os hospitais estão lotados e os moradores são obrigados a fazer horas de fila para comprar oxigênio devido ao crescente número de doentes que lutam contra o coronavírus em casa.

(Com informações da AFP)