Topo

Esse conteúdo é antigo

Agricultores indianos protestam contra reforma agrária liberal do governo

Agricultores indianos protestam contra reforma agrária do governo em Nova Déli - Sajjad Hussain/AFP
Agricultores indianos protestam contra reforma agrária do governo em Nova Déli Imagem: Sajjad Hussain/AFP

Sébastien Farcis

Correspondente da RFI em Nova Déli

26/01/2021 13h02

Dezenas de milhares de agricultores estão acampados hoje ao redor da capital Nova Déli para exigir a retirada da reforma agrária adotada pelo Parlamento indiano há seis meses. As três leis impõem uma maior liberalização do setor agrícola, para grande temor dos camponeses de todo o país.

Os confrontos começaram hoje no centro de Nova Déli, e pelo menos uma pessoa morreu nos protestos dos agricultores, que cercam a capital com seus tratores multicoloridos. A maré humana entrou em Nova Déli pelo leste da cidade.

Os agricultores vêm de todo o norte da Índia para forçar o governo a suspender sua reforma agrária, considerada por eles como benéfica apenas para os grandes empresários e fazendeiros.

Arjun Tomar é agricultor de cana-de-açúcar de Uttar Pradesh e reclama contra a reforma: "Estas leis permitem que empresas privadas firmem contratos com agricultores. Por sete anos, portanto, a empresa decidirá o que plantar. Nós não queremos isso!"

Armazenamento ilimitado de grãos

Essa reforma também autoriza as empresas a estocarem grãos sem limites, denuncia o agricultor Tirpal Singh, em cima de seu trator: "Eles vão comprar o trigo quando os preços estão baixos e vão revendê-lo a um preço mais alto. Eles terão lucro e nós continuaremos pobres. Em seis anos, minha renda já caiu pela metade. "

Após dois meses acampando em Nova Déli, a determinação desses agricultores não diminuiu. O desespero transformou o movimento e a violência explodiu quando milhares de manifestantes furaram as barreiras policiais para entrar no coração da capital.