Topo

França começa férias de inverno em meio a níveis 'aterrorizantes' de contágio

06/02/2021 19h02

A França registrou 22.000 novas infecções por coronavírus nas 24 horas antes do início das férias escolares deste sábado (6), em meio a alertas de que a pressão sobre os hospitais continua alta. Enquanto isso, as estações francesas de esqui continuam praticamente vazias, já que a maioria das famílias optou por passar férias em casa.

Por Amanda Morrow

Os últimos dados de saúde pública mostram que a progressão de variantes mais contagiosas  do coronavírus manteve o número de casos em alta na semana passada, com mais de 27.500 pacientes sendo tratados em hospitais franceses.

Variantes inglesas, sul-africanas e brasileiras representam 14% de todos os casos detectados em 27 de janeiro, de acordo com resultados preliminares que foram divulgados na quinta-feira.

A situação é particularmente ruim nos hospitais de Paris, onde o diretor médico do grupo de hospitais públicos AP-HP, Bruno Riou, alertou que o vírus "aterrorizante" estava sendo "mal controlado" pelas medidas existentes.

"Vamos viver tempos muito difíceis nas próximas semanas", disse Riou ao canal BFMTV, prevendo um "aumento lento, mas constante" de infecções e internações em unidades de terapia intensiva.

Menos turistas

Os números, no entanto, não justificam um novo lockdown, disse o governo francês - garantindo aos turistas que seus planos para as próximas quatro semanas de férias escolares não serão afetados.

Os restaurantes permanecem fechados, e aqueles que vão para as regiões alpinas para férias de esqui foram convocados a respeitar o toque de recolher das 18h na França. Embora os teleféricos não estejam operando, os resorts estão abertos.

Na véspera das férias, no entanto, a rádio France Info informou que dois terços das acomodações na região de Savoie Mont Blanc permaneceriam vazias. A ilha francesa de Mayotte entra em lockdown total devido ao aumento de infecções por Covid.

Tensão: médicos franceses pressionam pelo lockdown, governo resiste

A viagem em toda a União Europeia é permitida para os portadores de um teste PCR ou teste antigênico negativo, dependendo do país.

Uma pesquisa da Amivac publicada pela BFMTV revelou que apenas 20% dos franceses pretendem sair de férias em fevereiro, um período tradicionalmente importante de férias escolares.

Enquanto isso, em um esforço para acelerar a vacinação vacilante da França, o imunizante da AstraZeneca será distribuído por todo o país e em sete territórios no exterior a partir deste sábado, a terceira vacina a ser autorizada para uso na França por reguladores da UE depois da Pfizer BioNTech e Moderna.

Cerca de 273.600 doses estão sendo entregues, com um segundo lote de 304.800 doses a ser distribuído na próxima semana.