Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia pode enviar presos para limpar poluição do Círculo Polar Ártico

O projeto é seriamente considerado pelas autoridades penitenciárias do país - iStock
O projeto é seriamente considerado pelas autoridades penitenciárias do país Imagem: iStock

12/03/2021 15h17

A Rússia poderia enviar seus detidos para a região do Ártico para realizar trabalhos de limpeza: o projeto é seriamente considerado pelas autoridades penitenciárias do país, que já firmaram acordos nesse sentido com a região de Norilsk, localizada além do Círculo Polar Ártico. De acordo com este projeto, os detidos poderiam ser mobilizados para limpar as áreas mais poluídas deste território.

O projeto evoca alguns dos piores momentos da repressão stalinista e do Gulag. De acordo com as declarações de Alexander Kalashnikov, chefe do serviço penitenciário russo, os detidos poderiam ser enviados ao "Extremo Norte" para participar deste trabalho de limpeza.

A ideia já havia sido levantada em dezembro passado em um Fórum Ártico realizado em São Petersburgo: um funcionário das autoridades penitenciárias havia falado notavelmente sobre quartéis móveis para acomodar presos que seriam enviados a essas áreas remotas. Sem especificar se os prisioneiros enviados às regiões árticas seriam indenizados com bônus, ou mesmo remissão de penas.

Norilsk, a cidade-gulag

De acordo com o chefe dos serviços penitenciários da Rússia, já foi fechado um acordo neste sentido com a região de Norilsk, localizada além do Círculo Polar Ártico.

A história desta região já é profundamente marcada pelo sistema prisional russo. Durante o tempo de Stalin, centenas de milhares de internos foram enviados para lá para minerar seu porão, que é rico em minérios de ferro e níquel. Foram eles que fundaram a cidade de Norilsk, que hoje é considerada uma das mais poluídas do planeta.

A região foi recentemente marcada por um grande desastre ambiental, com vários milhares de toneladas de combustível derramadas em vários rios. Uma maré vermelha tão espetacular quanto devastadora para o meio ambiente.

(Com informações da AFP)