Topo

Polícia italiana encontra quadro do mestre Poussin roubado por nazistas durante a 2ª guerra Guerra

01/04/2021 14h32

Uma pintura do célebre pintor francês do século XVII, Nicolas Poussin, roubada na França em 1944 pelos nazistas, foi encontrada na Itália e devolvida aos seus donos. A operação foi divulgada pela polícia italiana nesta quinta-feira (1º).

A tela "Loth avec ses deux filles lui servant à boire" ("Ló com suas duas filhas servindo-lhe uma bebida", em tradução livre), um óleo de 120x150 cm, foi roubado durante a ocupação dos alemães na cidade de Poitiers (centro-oeste da França), segundo um comunicado divulgado pela polícia italiana.

Desde 1946, com o final da guerra, os donos da obra lançaram uma operação de investigação para tentar encontrá-la, sem sucesso. O quadro, como muitas obras de arte roubadas na época, chegou a ser incluído na lista de propriedades espoliadas da França durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 2020, os herdeiros da pintura, uma suíça de 98 anos e um americano de 65, lançaram uma nova investigação na Itália, por intermédio de um advogado local. O órgão italiano especializado na proteção do patrimônio cultural conseguiu encontrar o quadro, cujo percurso pela Europa nas décadas que se seguiram ao seu roubo é difícil de estabelecer.

Sabe-se apenas que em 2017 a pintura foi comprada na França por um antiquário italiano, que depois o revendeu para outro antiquário, também italiano. Este último o exibiu em 2019 na Holanda, e foi durante essa exposição que um especialista em arte holandesa, residente na Itália, reconheceu a pintura como a roubada.

Os policiais italianos seguiram o rastro da obra nos últimos anos e, finalmente, descobriram o quadro na casa de um antiquário perto de Pádua, no nordeste da Itália. O valor estimado da pintura encontrada não foi revelado.

Poussin: uma inspiração para Picasso e Cézanne

Menos conhecido do grande público, Nicolas Poussin (1594-1665) é um dos grandes mestres da pintura clássica francesa. Ele ficou famoso por sua produção de telas de tamanho médio.

O pintor viveu na miséria na França, antes de se mudar para Roma, onde passou parte de sua trajetória. Foi durante sua estadia na cidade eterna que sua obra agradou alguns colecionadores italianos e franceses, que se tornaram seus clientes fiéis durante toda sua carreira. Em seguida, já conhecido na Itália, ele chegou a atuar como pintor oficial da coroa francesa da época.

Inspirado nas belezas da Antiguidade, Poussin ganhou fama por trazer à vida em seus quadros episódios da história antiga, religiosa ou mitológica. Ele era admirado tanto pelos neoclássicos quanto pelos pintores modernos, como Pablo Picasso e Paul Cézanne.

(Com informações da AFP)