Topo

Portugal libera voos com Brasil e Reino o Unido, suspensos por causa da pandemia

16/04/2021 11h22

Portugal decidiu encerrar a suspensão de voos com Brasil e Reino Unido, que vigorava desde o final de janeiro. No entanto, apenas as "viagens essenciais" serão autorizadas e um período de quarentena deverá ser respeitado, anunciou o ministério português do Interior em comunicado nesta sexta-feira (16).

Segundo as autoridades portuguesas, serão consideradas viagens essenciais apenas aquelas feitas "por motivos profissionais, estudos, reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias".

Portugal havia suspendido os voos com Brasil e Reino Unido temendo a disseminação das variantes do coronavírus, consideradas mais contagiosas, que haviam sido detectadas inicialmente nos dois países.

Flexibilização progressiva

Depois de ser atingido por uma violenta onda da epidemia de coronavírus no início do ano, Portugal vai entrar na segunda-feira (19) na terceira fase de um plano de "desconfinamento gradual", confirmou o primeiro-ministro António Costa. Reabrirão as portas restaurantes, centros comerciais, casas de espetáculo, escolas do ensino médio e universidades em praticamente todo o país, com exceção de uma dezena de municípios.

Esta é a nova etapa de um plano de flexibilização gradual das restrições de saúde que começou em meados de março, depois de dois meses de confinamento geral para frear a terceira onda da pandemia.

Quarentena

Os controles na fronteira com a Espanha permanecerão por pelo menos 15 dias, assim como a obrigação de que todos os visitantes apresentem teste negativo de Covid-19 ou respeitem uma quarentena, explicou o chefe do governo.

Portugal continuará exigindo que os viajantes procedentes de países com uma taxa de incidência de coronavírus superior a 500 casos para cada 100.000 habitantes cumpram uma quarentena de 14 dias em sua chegada. Entre estes países, estão Brasil, África do Sul, França e Holanda.

Além disso, a partir de países com taxa de incidência superior a 150 casos para cada 100.000 habitantes - como Espanha, Alemanha ou Itália - serão permitidas apenas viagens consideradas "essenciais".

Em Portugal são detectados quase 500 novos casos de covid-19 por dia, número muito inferior aos 13.000 do fim de janeiro.

(Com informações da AFP)